26 de Abril de2024


Área Restrita

NOTÍCIAS Quarta-feira, 09 de Outubro de 2019, 07:00 - A | A

Quarta-feira, 09 de Outubro de 2019, 07h:00 - A | A

TRÂNSITO

Prefeitura iniciará pinturas horizontais nas vias de Primavera do Leste

Poder Executivo seguirá cronograma realizado durante estudo do Plano de Mobilidade

Pérsio Souza

Primavera do Leste possui cerca de 240 lombadas espalhadas por toda a cidade e muitas sem necessidade. Além disto, o fato de algumas não possuírem sinalização adequada gera acidentes e com isto, traz mais transtornos à população e ao poder público. O excesso de quebra-molas é justificado devido ao comportamento dos condutores que, geralmente, estão acima da velocidade permitida nas vias.

Nossa equipe de reportagem recebeu uma reclamação sobre a falta de pintura em quebra-molas na Avenida dos Lagos, onde a falta de  sinalização causou acidente a um motociclista. “Quebra-mola de Pva tem que ter as faixas amarelas sobre eles, estão quase todos sem as faixas. Senhor prefeito e responsáveis, venho em nome de cidadãos que ali estava, pedir o  reforço das pinturas de  faixas amarelas. Eu agradeço pela atenção”, diz o leitor.

✅ Clique aqui para seguir o canal do CliqueF5 no WhatsApp

Em contato com a Prefeitura, através da Assessoria de Imprensa, fomos informados que as lombadas da Avenida dos Lagos estão pintadas e que na próxima semana o local deve ser revitalizado.

Nossa equipe de reportagem esteve no local e constatou que alguns quebra-molas se encontram com pintura fraca. Elas são visíveis no período do dia, no entanto, a noite os condutores podem encontrar dificuldade para visualizar.

REQUERIMENTO PARA IMPLANTAÇÃO DE LOMBADAS

A Coordenação Municipal de Trânsito e Transportes Urbanos (CMTU) recebe em média 50 requerimentos formais para implantação de lombadas físicas nas vias de Primavera do Leste. Destas solicitações, cerca de 35 são pedidos feitos pela população e as outras 15 vem do Poder Legislativo, através de indicações dos parlamentares.

Para solicitar a implantação de uma lombada, é necessário procurar a Prefeitura de Primavera do Leste, levar o requerimento para protocolar e então é encaminhado à CMTU. Quando o pedido chega na Coordenação há o prazo de 30 dias para resposta.

Durante o prazo de 30 dias, a CMTU faz a análise da solicitação, encaminha agentes para o local e fazem o estudo de campo. Dentre o levantamento a ser feito está o fluxo de veículos naquela localidade, horário de pico, tipos de automóveis que transitam pela via, índice de acidentes, entre outros.

 

PADRÕES E CRITÉRIOS PARA A INSTALAÇÃO DAS LOMBADAS

As lombadas físicas possuem padrões específicos e critérios a serem seguidos para instalação. Estas normas são impostas pelo Conselho Nacional de Trânsito (Contran) através da Resolução Nº 600/2016.

Conforme a Resolução, a lombada física deve ser utilizada para reduzir a velocidade, nos casos que demonstrem índices significativos ou risco potencial de acidentes. O estudo deve ser feito por técnico de engenharia de tráfego, algo que é possível agora com o Plano de Mobilidade, já que o Poder Executivo não possui este profissional.

Há dois tipos de ondulações transversais que podem ser instalados, Tipo A ou Tipo B. Elas têm como objetivo limitar a velocidade entre 20 km/h e 30 km/h.

 

NOTA NA ÍNTEGRA

A Prefeitura de Primavera do Leste informa que, embora algumas lombadas estejam sem pinturas horizontais, os quebra-molas da Avenida dos Lagos encontram-se pintados.

Informamos ainda que, seguindo o Plano de Mobilidade Urbana, na próxima segunda-feira (14) devem-se iniciar as pinturas horizontais nas vias do município. Conforme o planejamento, a primeira via a ser contemplada será a Avenida dos Lagos, que terá as pinturas de faixas e de lombadas revitalizadas.

Comente esta notícia

Rua Rondonópolis - Centro - 91 - Primavera do Leste - MT

(66) 3498-1615

[email protected]