26 de Abril de2024


Área Restrita

NOTÍCIAS Sexta-feira, 16 de Agosto de 2019, 07:00 - A | A

Sexta-feira, 16 de Agosto de 2019, 07h:00 - A | A

INCLUSÃO

Apae de Primavera do Leste prepara programação para celebrar Semana Nacional da Pessoa com Deficiência

Atualmente, a instituição atende 144 alunos, sendo 87 no período da manhã e 57 à tarde.

Pérsio Souza

A Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla acontece todos os anos durante o período de 21 a 28 de agosto e a Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae) de Primavera do Leste realizará diversas atividades com o intuito de colocar a sociedade em reflexão no dever da igualdade para inclusão. Atualmente, a instituição atende 144 alunos, sendo 87 no período da manhã e 57 à tarde. 

Para estes alunos é oferecido atendimento pedagógico pré-escolar, ensino fundamental, Atividade da Vida Autônoma e Educação de Jovens e Adultos - EJA, recebem atendimento interdisciplinar (fisioterapia, fonoaudiologia, psicologia e diversos projetos específicos). Os projetos mencionados são desenvolvidos aliados ao horário pedagógico ou em contra turno, em que o educando permanece em período integral em dias determinados para a participação nas atividades.

✅ Clique aqui para seguir o canal do CliqueF5 no WhatsApp

De acordo com a coordenadora da Apae, Maria Lúcia, anualmente todos os processos aliados a prática pedagógica e projetos específicos são constantemente repensados e se preciso reestruturados, para que o objetivo geral da Instituição seja de maneira real agregado às ações pedagógicas, e a participação de todos seja de forma ativa em toda a programação escolar.

Entre todos estes processos e práticas realizadas pela Apae, ocorrem também os eventos que têm como objetivo conscientizar a população e outros para arrecadar fundos à instituição que não tem fins lucrativos. 

Em 2017 foi sancionada a Lei 13.585 de 26 de dezembro de 2017, que institui a Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla. Diante desta importante data, a cada ano é colocado em debate um tema especifico para a conscientização, reflexão e informações importantes sobre a inclusão, interação, direitos, deveres e igualdades para toda a sociedade. Neste ano de 2019, o tema direcionador é: “Família e pessoa com deficiência, protagonistas na implementação das políticas públicas”.

A Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla 2019 vem para reafirmar no contexto desse Movimento, a importância da participação da família, em todos os processos de vida dos filhos, seja educacional, de desenvolvimento, de habilitação e reabilitação, e demais projetos como na gestão das Apaes.

No dia 21, às 8h30, será realizada uma missa na instituição e pode participar a família dos alunos e demais membros da sociedade.

Dia 22, às 8h30, será feita uma caminhada com os alunos da Apae, com saída da Rua Corumbá com a Avenida Porto Alegre. O intuito é conscientizar a população para a causa.

Para estes alunos, o convívio social é de extrema importância, por isso, no dia 23, alguns educandos irão para o Conviver para interagir com os idosos do local. Está garantido futsal, bingo e dança. Já àqueles que permanecerão na entidade, irão receber visita de estudantes de outras escolas.

Outras atividades ainda devem ser confirmadas até a próxima semana, na qual inclui ida ao cinema e uma manhã de diversão na Avenida Belo Horizonte, doado pela Gazin.

“Nossos alunos precisam deste momento de convívio em sociedade. Precisam ser vistos, pois a maioria é de casa para a escola e vice-versa”, explica a coordenadora.

A atual diretora da Apae, Juscilene Figueiredo, está há pouco tempo à frente da entidade, mas ela afirma que a experiência que tem vivido no local é indescritível. “Todo mundo deveria passar pelo menos um dia na instituição porque aqui a gente aprende a dar valor nas pequenas coisas. Não existe dia ruim para nossos alunos, eles chegam aqui todos os dias com sorriso no rosto. Às vezes ficamos chateados por simplesmente quebrar uma unha e isso é tão pequeno perto de tudo que eles enfrentam e permanecem felizes.

 

INSTITUIÇÃO CONTA COM BAZAR E LOJA DE PEÇAS ARTESANAIS 

A Apae possui o Bazar da Pechincha com roupas, calçados e eletrodomésticos à venda que é aberto uma vez por mês à sociedade, com preços acessíveis.

Há também a loja de peças artesanais em que o marceneiro faz o item e os alunos realizam todo o processo de decoração das peças. A lojinha fica aberta em horário comercial, sendo das 7h às 11h30 - 13h às 17h.

As peças produzidas são feitas pelos próprios alunos da instituição, que desenvolvem durante as aulas. Tudo é feito com orientação de supervisores e a cada venda, os estudantes recebem valores simbólicos com o intuito de incentivá-los.

Com o aprendizado na Apae, alguns alunos até realizam peças para vender em casa e auxiliam na renda da casa.

 

5ª EDIÇÃO FEIRA DE FLORES DE HOLAMBRA

A tradicional Feira das Flores de Holambra já tem data marcada e acontece do dia 10 a 15 de setembro, no Salão Paroquial da igreja São Cristóvão, das 9h às 20h. São mais de 100 tipos de flores e plantas ornamentais.

Na 5ª edição, o evento que já é tradição em Primavera do Leste, é organizado pela Associação de Pais e Amigos Excepcionais (Apae), em parceria com uma empresa de flores de Holambra – São Paulo. Das vendas das flores, 20% do total são destinados para a instituição do município.

O dinheiro arrecadado ajuda na manutenção do prédio, auxilia nos projetos e pagamento de 13º e férias dos funcionários da instituição.

Além das flores, os artesanatos confeccionados pelos alunos da Apae também estarão expostos para a venda.

Comente esta notícia

Rua Rondonópolis - Centro - 91 - Primavera do Leste - MT

(66) 3498-1615

[email protected]