26 de Abril de2024


Área Restrita

ARTIGOS Segunda-feira, 08 de Julho de 2019, 07:00 - A | A

Segunda-feira, 08 de Julho de 2019, 07h:00 - A | A

REFLEXÃO

Bem viver

A convivência com as pessoas de boa alto-estima e bem humoradas é recomendável

Ernesto de Sousa Ferraz Neto

O real sentido da vida está justamente nas coisas mais simples, possivelmente naquelas ações de menor relevância, como por exemplo, conversar com pessoas que podem acrescentar algo em nossas vidas; ler bons livros e até mesmo assistir séries (filmes) que nos possibilite subtrair alguma mensagem. Essas pequenas ações podem nos fazer muito bem.

Viver bem, muitas vezes significa estar bem comigo mesmo e em um ambiente tranquilo. Afinal, ter paz é, sem dúvida, um dos fatores que mais contribui para se viver melhor.

Qualidade de vida se dá com a junção de diversos fatores, entre eles, a possibilidade de estar em um ambiente salubre, pois a insalubridade nos traz uma infinidade de malefícios, causando danos à nossa saúde física/mental.

A convivência com as pessoas de boa alto-estima e bem humoradas é recomendável, aliás, é uma forma de manter a vida equilibrada.

Ademais, estar bem emocionalmente é também fundamental para se viver melhor, uma pessoa desiquilibrada emocionalmente tende a isolar-se do mundo, e afastar pessoas do seu convívio.

Ter uma vida saudável requer muito pouco, basta estar consciente da relevância que é a simplicidade em nossas vidas. Lembremos que a simplicidade geralmente deve fazer parte do cotidiano; a prepotência só serve para nos afastar das demais pessoas e a arrogância nos impede de evoluir como pessoa de bem.

 Embora nem sempre se possa estar bem todos os dias, em razão de fatores externos, afinal todos nós de alguma forma, podemos nos aborrecer com alguns fatos que nos tiram do sério. É preciso ter foco nesses momentos de turbulências. Esses momentos ruins passam, mas a vida deve continuar (e de preferência da melhor maneira possível).

Como se vê, para se viver bem e obter uma vida saudável, não significa possuir muito dinheiro e nem bens materiais, tão menos ter beleza física e muitos outros atributos.

É preciso apenas encarrar a vida da forma mais rudimentar: que é ter um olhar como afirmou o autor do Pequeno Príncipe “Só se vê bem com o coração, o essencial é invisível aos olhos”. (Livro: “O Pequeno Príncipe” de Antoine de Saint-Exupéry).

 

Ernesto de Sousa Ferraz Neto

Formado em Direito e Letras

Professor na Rede Pública do Estado de MT                     

✅ Clique aqui para seguir o canal do CliqueF5 no WhatsApp

Comente esta notícia

Rua Rondonópolis - Centro - 91 - Primavera do Leste - MT

(66) 3498-1615

[email protected]