26 de Abril de2024


Área Restrita

NOTÍCIAS Segunda-feira, 06 de Maio de 2019, 09:36 - A | A

Segunda-feira, 06 de Maio de 2019, 09h:36 - A | A

DENGUE

Ministério da Saúde coloca Primavera do Leste em lista de “alerta”

O Ministério divulga esses dados para alertar as cidades para reforçar os cuidados para combater o Aedes aegypti

Da Redação/ Com informações A Tribuna MT

O  primeiro Levantamento Rápido de Índices de Infestação pelo Aedes aegypti (LIRAa) de 2019, divulgado pelo Ministério da Saúde, coloca a cidade de Primavera do Leste  no nível de alerta com relação ao risco de surto para as doenças relacionadas ao mosquito, como a dengue, zika vírus e febre chikungunya.

O Ministério da Saúde divulga esses dados para alertar as cidades que o sistema de vigilância e toda a população devem reforçar os cuidados para combater o Aedes aegypti. Apesar de o dado ser preocupante, a situação do Município não é considerada tão crítica como a de outros municípios mato-grossenses, já que o Índice de Infestação Predial (IPP) está em 1,4%. No caso de alerta, os índices devem estar entre 1% a 3,9%.

✅ Clique aqui para seguir o canal do CliqueF5 no WhatsApp

Em outras cidades do estado, o índice alto fez com que os municípios fossem incluídos na lista de risco, como Cuiabá com IPP de 5,9% e Várzea Grande com IPP de 4,5%. Na região de Primavera do Leste , o município de Poxoréu é o que tem a situação mais grave, com IPP de 4,2%, ou seja, alto risco para surto de doenças provocadas pelo mosquito.

 

O LEVANTAMENTO

O LIRAa é um instrumento fundamental para o controle do vetor e das doenças (dengue, zika e chikungunya). Com base nas informações coletadas, o gestor pode identificar os bairros onde estão concentrados os focos de reprodução do mosquito, bem como o tipo de criadouro predominante. O objetivo é que, com a realização do levantamento, os municípios tenham melhores condições de fazer o planejamento das ações de combate e controle do mosquito.

 

Comente esta notícia

Rua Rondonópolis - Centro - 91 - Primavera do Leste - MT

(66) 3498-1615

[email protected]