Saúde /

Quinta-feira, 19 de Setembro de 2019, 22h:30

A | A | A

Mulher fica com sangue azul após tomar remédio para dor de dente

Uma jovem de 25 anos de Rhode Island, nos EUA, ficou com o sangue azul após usar um remédio para aliviar uma dor de dente. Ao chegar no hospital mais...


Imagem de Capa

Uma jovem de 25 anos de Rhode Island, nos EUA, ficou com o sangue azul após usar um remédio para aliviar uma dor de dente. Ao chegar no hospital mais próximo para procurar ajuda médica, ela estava ficando completamente azul e apresentava sintomas como fraqueza e dificuldades para respirar.

Leia também: Homem vai ao hospital depois de chorar sangue e descobre condição rara

Mão azulada da mulher ao lado de seringa arrow-options
Reprodução/Twitter/New York Post
Após passar um remédio para dor de dente, a paciente começou a ficar com o sangue azul e a sentir-se fatigada

O caso do sangue azul , relatado pelos médicos Otis Warren e Benjamin Blackwood no New England Jorunal of Medicine  nesta quinta feira (19), foi causado por doses excessivas de benzocaína, um remédio entorpecente.

Segundo a CNN , o princípio ativo da medicação contra dor de dente  desencadeou uma reação chamada metemoglobinemia . Ela ocorre quando o sangue "segura" o oxigênio em circulação, sem liberá-lo para os tecidos que precisam. 

A solução do caso do sangue azul

À  CNN , Warren disse que só havia presenciado um caso do tipo em toda a sua carreira antes de tratar a jovem. "É um desses casos raros a respeito dos quais você estuda, mas que nunca vê de fato", declarou.

Leia também: "Doença de Jesus" faz mulher suar sangue pelo rosto e palmas das mãos

Para a sorte da jovem, a experiência havia marcado Warren, que conseguiu diagnosticá-la e aplicar o antídoto, uma substância chamada azul de metileno, antes que a concentração de sangue mutado ultrapassasse 50%. Caso a taxa de sangue azul ultrapassasse esse limite, segundo a CNN, a jovem poderia ter entrado em coma ou até morrido.

0 Comentário(s)
Nenhum comentário ainda, seja o primeiro!
Edição impressa
imagem
os maiores eventos e coberturas
Você é a favor ou contra a privatização da MT 130 sentido Paranatinga?
A favor
Contra
Tanto faz