Política Nacional /

Sexta-feira, 26 de Abril de 2019, 12h:43

A | A | A

Bolsonaro contraria Moro e admite que pode retirar Coaf da pasta da Justiça

Marcos Corrêa/PR O presidente Jair Bolsonaro (PSL) ao lado do ministro da Justiça e Segurança Pública, Sérgio Moro O presidente da República,...


Imagem de Capa
bolsonaro e moro
Marcos Corrêa/PR
O presidente Jair Bolsonaro (PSL) ao lado do ministro da Justiça e Segurança Pública, Sérgio Moro

O presidente da República, Jair Bolsonaro, admitiu, nesta quinta-feira (25), que não se opõe a retirar o Conselho de Controle de Atividades Financeiras (Coaf) das mãos do ministro da Justiça e da Segurança pública, Sérgio Moro . A alteração pode incomodar o ex-juiz, que, ao deixar a magistratura de lado e entrar no governo, havia pedido pessoalmente que o órgão fosse transferido para a sua pasta. Antes da reforma administrativa, o Coaf estava sob o guarda-chuva do antigo Ministério da Fazenda.

Leia também: Coaf é órgão técnico e continuará a prevenir lavagem de dinheiro, garante Moro

As informações são do jornal O Estado de S.Paulo . Segundo a publicação, Bolsonaro pode tirar o Coaf de Moro com a intenção de obter o apoio do Congresso à medida provisória que reduziu de 29 para 22 o número de ministérios. Essa MP vai caducar no dia 3 de junho, e tem enfrentado resistência para ser aprovada pelos parlamentares, o que obrigaria o Palácio do Planalto a redesenhar a estrutura do governo.

"Não me oponho em voltar o Coaf para o Ministério da Economia, apesar de o Paulo Guedes estar com muita coisa. Falei hoje (quinta) com o senador Fernando Bezerra (relator da medida provisória) sobre a votação. Tem um ponto ou outro. Se não aprovar, será uma bagunça. Teremos que ter mais sete ministros", disse o presidente. A declaração de Bolsonaro foi dada durante um café da manhã realizado com jornalistas, no Palácio do Planalto.

Leia também: Segurança é a área mais bem avaliada do governo; saúde está entre as piores

Por sua vez, o Centrão – que reúne partidos como o PP e o PR – afirma que a troca de endereço do Coaf implicaria no enfraquecimento do ex-juiz no cargo de ministro. Além da Coaf, o governo ainda avalia tirar de Moro a área de registro sindical, que foi incorporada à pasta após o fim do Ministério do Trabalho.  Ambos, tanto o Coaf quanto a área de registro sindical,  devem ir para o Ministério da Economia.

Leia também: Moro nega acordo para ser ministro do STF: "Seria como ganhar na loteria"

0 Comentário(s)
Nenhum comentário ainda, seja o primeiro!
Edição impressa
imagem
os maiores eventos e coberturas

26/06 - Em cerimônia pontuada por bom gosto e emoção na Igreja Matriz, Thayara Rodrigues & Duan Pilonetto receberam a bênção matrimonial no último sábado, 22. Impecavelmente vestida pelo estilista mais famoso do Brasil, Lucas Anderi, a noiva emocionou os convidados logo antes da sua entrada com depoimento para o noivo. Já ele usava um terno Camargo, sendo que o estilista fez questão de colocá-lo em suas redes sociais. Com um flashmob feito pela Musique Casamentos, cantores e violinos surgiam entre os convidados enquanto as alianças eram conduzidas pela avó da noiva ao altar. Queima de fogos iluminaram a noite ao final da cerimônia religiosa. O salão do Centro de Eventos Primacredi foi transformado com suntuosa decoração por Anna Carolina para receber o em torno de 500 convidados para a celebração da boda. O buffet sempre agradável de Dulce Aguiar, (Roo) servia de volantes como as panelinhas quentes até um buffet de comida japonesa requintado, na ímpar noite que foi adoçada pelas receitas de Claudete Zandoná. A animação da festa ficou a cargo da Banda Bis de Cuiabá, além do receptivo da Musique com apresentação do Brass Live durante a festa que foi até as 6 da manhã. Um dos pontos altos da noite foi a surpresa feita pelos padrinhos que interromperam o final da apresentação dos noivos, surpreendendo com todas as músicas que os recém casados gostam e fazendo a festa já pegar fogo, mais uma das brilhantes ideias do Cerimonial Fabiano Fernandez que produziu e atendeu todo o evento com a mesma maestria de sempre, já conhecida e aprovada. Confira mais flashes by Marcello Holanda . Fotos oficiais Fares Rames.

Você é a favor ou contra a revitalização das Avenidas de Primavera?
A favor.
Contra.
Não tenho opinião formada sobre o assunto.