Policial /

Sábado, 08 de Junho de 2019, 14h:41

A | A | A

Delegado da PJC defende tese de mestrado em Sociologia

 Assessoria | PJC-MT O Delegado da Polícia Judiciária Civil, Gênison Brito Alves Lima, defendeu sua tese de mestrado com o título: “Segurança...


Imagem de Capa

 Assessoria | PJC-MT

O Delegado da Polícia Judiciária Civil, Gênison Brito Alves Lima, defendeu sua tese de mestrado com o título: “Segurança Pública e Participação Social em Mato Grosso: As Representações Sociais de Integrantes do Conselho Comunitário de Segurança da Região do Pedra 90 em Cuiabá”. O mestrado faz parte do Programa de Pós-Graduação em Sociologia da Universidade Federal de Mato Grosso. 

A apresentação do delegado que é classe especial e Coordenador da Polícia Comunitária da PJC, aconteceu no dia 14 de maio, no auditório do Instituto de Ciências Humanas e Sociais (ICHS) da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT).

Segundo o delegado, a pesquisa do mestrado buscou retratar a realidade dos conselhos comunitários, enquanto mecanismo de participação social, e sua interação com os demais órgãos do sistema de justiça criminal na concretização de seus anseios, bem como nas articulações e intervenções nas políticas estaduais ou municipais de urbanização, esporte, lazer, cultura, combate à evasão escolar e mediação de conflitos.

“A proposta da dissertação foi compreender como o controle social e a segurança pública são pensados pelos conselheiros comunitários de segurança pública e influenciam suas práticas na região do Pedra 90” destacou o mestre em Sociologia.

A dissertação consiste num estudo a respeito do tema refletindo a realidade dos conselhos comunitários, enquanto mecanismos de participação social, e sua interação com os demais órgãos do sistema da justiça criminal na concretização dos seus anseios, bem como nas articulações e intervenções nas políticas estaduais ou municipais de urbanização, esporte, lazer, cultura, combate à evasão escolar e mediação de conflitos.

O objetivo geral era entender como as representações sociais dos conselheiros comunitários de segurança na região do Pedra 90, a respeito do controle social e da segurança pública, interferiam na atuação dos Consegs.

A investigação proposta teve enfoque qualitativo, adotou por princípio de delineamento o estudo de caso, quanto à natureza aplicada, e no que concerne aos objetivos trata-se de um estudo descritivo.

Ao final, os discursos e a apreensão das representações sociais dos conselheiros, revelaram a maneira pela qual as relações difusas entre a comunidade e os operadores do Estado se baseiam, fruto de suas práticas como aparelho de controle social, e como elas afetam intensamente o desenvolvimento de suas atividades na área de abrangência.

0 Comentário(s)
Nenhum comentário ainda, seja o primeiro!
Edição impressa
imagem
os maiores eventos e coberturas

26/06 - Em cerimônia pontuada por bom gosto e emoção na Igreja Matriz, Thayara Rodrigues & Duan Pilonetto receberam a bênção matrimonial no último sábado, 22. Impecavelmente vestida pelo estilista mais famoso do Brasil, Lucas Anderi, a noiva emocionou os convidados logo antes da sua entrada com depoimento para o noivo. Já ele usava um terno Camargo, sendo que o estilista fez questão de colocá-lo em suas redes sociais. Com um flashmob feito pela Musique Casamentos, cantores e violinos surgiam entre os convidados enquanto as alianças eram conduzidas pela avó da noiva ao altar. Queima de fogos iluminaram a noite ao final da cerimônia religiosa. O salão do Centro de Eventos Primacredi foi transformado com suntuosa decoração por Anna Carolina para receber o em torno de 500 convidados para a celebração da boda. O buffet sempre agradável de Dulce Aguiar, (Roo) servia de volantes como as panelinhas quentes até um buffet de comida japonesa requintado, na ímpar noite que foi adoçada pelas receitas de Claudete Zandoná. A animação da festa ficou a cargo da Banda Bis de Cuiabá, além do receptivo da Musique com apresentação do Brass Live durante a festa que foi até as 6 da manhã. Um dos pontos altos da noite foi a surpresa feita pelos padrinhos que interromperam o final da apresentação dos noivos, surpreendendo com todas as músicas que os recém casados gostam e fazendo a festa já pegar fogo, mais uma das brilhantes ideias do Cerimonial Fabiano Fernandez que produziu e atendeu todo o evento com a mesma maestria de sempre, já conhecida e aprovada. Confira mais flashes by Marcello Holanda . Fotos oficiais Fares Rames.

Você é a favor ou contra a revitalização das Avenidas de Primavera?
A favor.
Contra.
Não tenho opinião formada sobre o assunto.