Nacional /

Segunda-feira, 12 de Agosto de 2019, 22h:30

A | A | A

"A Lava Jato só existe graças ao STF", defende Dias Toffoli

arrow-options Paulo Guereta/Photo Premium/Agência O Globo - 12.8.19 "A Lava Jato só existe graças ao STF", defendeu ministro Dias Toffoli, presidente...


Imagem de Capa
Dias Toffoli arrow-options
Paulo Guereta/Photo Premium/Agência O Globo - 12.8.19
"A Lava Jato só existe graças ao STF", defendeu ministro Dias Toffoli, presidente da Corte

O presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Dias Toffoli, defendeu nesta segunda-feira (12) a atuação da Lava Jato e disse a operação só existe porque é fruto da institucionalidade, citando leis sobre o combate à corrupção.

Leia também: STF desobedece regimento e arquiva todos os pedidos de suspeição de ministros

"A Lava Jato só existe graças ao STF, se não fosse o STF não haveria isso. O que não se pode permitir na República é que se apropriem das instituições", afirmou Dias Toffoli .

O magistrado abordou o tema “O Papel do Judiciário no Novo Momento do Brasil” para mais de 500 pessoas no almoço-debate do Grupo de Líderes Empresariais (Lide) que contou com a presença de CEOs, presidentes e demais lideranças corporativas, além de outras autoridades públicas, em São Paulo.

O ministro elogiou ainda a sugestão de inclusão do Conselho de Controle de Atividades Financeiras ( Coaf ) no Banco Central, tirando o órgão da disputa entre Ministérios da Justiça e da Economia. "O que impede que um ministério apure, investigue ou fiscalize".

Leia também: Em meio a escândalo de vazamentos, MP analisa ação de Toffoli contra Deltan

Toffoli voltou a reforçar seu objetivo ao assumir a presidência do STF . "Fazer que o judiciário voltar a cuidar do passado e o executivo e legislativo cuidar do presente e do futuro. O judiciário julga o que aconteceu no passado, não é o judiciário que vai determinar o futuro da economia e da sociedade".

O ministro lamentou que "tudo vai parar no judiciário" porque "tem atores que estão legitimados a provocar o judiciário". "Se tudo vai parar no judiciário é um fracasso dos outros setores da sociedade", completou Toffoli.

O ministro destacou que o judiciário, "por conta da nossa Constituição extensa", assumiu o protagonismo. Para ele, os entes e as pessoas tem que reassumir o seu papel."É necessário que a sociedade assuma as suas responsabilidades nas soluções".

Leia também: Ministro do STF autoriza 'doleiro dos doleiros' a deixar de ir à CPI do BNDES

"O Judiciário tem que cuidar do passado, essa é a minha visão, que nada mais é do que a clássica visão da divisão do poder da sociedade e do estado, são funções que têm as suas respectivas competências", completou Dias Toffoli .

0 Comentário(s)
Nenhum comentário ainda, seja o primeiro!
Edição impressa
imagem
os maiores eventos e coberturas

26/06 - Em cerimônia pontuada por bom gosto e emoção na Igreja Matriz, Thayara Rodrigues & Duan Pilonetto receberam a bênção matrimonial no último sábado, 22. Impecavelmente vestida pelo estilista mais famoso do Brasil, Lucas Anderi, a noiva emocionou os convidados logo antes da sua entrada com depoimento para o noivo. Já ele usava um terno Camargo, sendo que o estilista fez questão de colocá-lo em suas redes sociais. Com um flashmob feito pela Musique Casamentos, cantores e violinos surgiam entre os convidados enquanto as alianças eram conduzidas pela avó da noiva ao altar. Queima de fogos iluminaram a noite ao final da cerimônia religiosa. O salão do Centro de Eventos Primacredi foi transformado com suntuosa decoração por Anna Carolina para receber o em torno de 500 convidados para a celebração da boda. O buffet sempre agradável de Dulce Aguiar, (Roo) servia de volantes como as panelinhas quentes até um buffet de comida japonesa requintado, na ímpar noite que foi adoçada pelas receitas de Claudete Zandoná. A animação da festa ficou a cargo da Banda Bis de Cuiabá, além do receptivo da Musique com apresentação do Brass Live durante a festa que foi até as 6 da manhã. Um dos pontos altos da noite foi a surpresa feita pelos padrinhos que interromperam o final da apresentação dos noivos, surpreendendo com todas as músicas que os recém casados gostam e fazendo a festa já pegar fogo, mais uma das brilhantes ideias do Cerimonial Fabiano Fernandez que produziu e atendeu todo o evento com a mesma maestria de sempre, já conhecida e aprovada. Confira mais flashes by Marcello Holanda . Fotos oficiais Fares Rames.

Você é a favor ou contra a revitalização das Avenidas de Primavera?
A favor.
Contra.
Não tenho opinião formada sobre o assunto.