Mulher /

Sábado, 08 de Junho de 2019, 08h:55

A | A | A

Você é multitarefas? Isso pode estar fazendo você ganhar peso

Dispositivos digitais têm sido responsabilizados por muitos efeitos nocivos à saúde. Pode falar desde a perda da qualidade do sono até o isolamento...


Imagem de Capa

Runner's

Dispositivos digitais têm sido responsabilizados por muitos efeitos nocivos à saúde. Pode falar desde a perda da qualidade do sono até o isolamento social. Mas não para por aí, parece haver uma relação entre o hábito multitarefa e ganho de peso.

casal gordo
shutterstock
A barriga está crescendo na mesma velocidade que você faz mais tarefas ao mesmo tempo?

Leia também: 7 fatos que te impedem de emagrecer e como arrumar isso

Um estudo recente publicado no Brain Imaging and Behavior sugere que a multitarefa aumenta a suscetibilidade a alimentos altamente calóricos e reduz o autocontrole. O resultado? Você vai ganhar peso com o passar do tempo.

Como o hábito multitarefa faz ganhar peso

Para o estudo, os pesquisadores recrutaram 132 participantes entre as idades de 18 e 23. Cada um deles precisou responder um questionário que avaliava seus níveis de multitarefa e a tendência a se distrair. Eles ainda relataram comportamentos compulsivos – como a checar o celular durante uma conversa – e hábitos passivos – como navegar nas redes sociais durante o trabalho.

Comparando esses números ao índice de massa corporal (IMC) e ao percentual de gordura corporal , eles encontraram uma possível ligação entre altos níveis de multitarefa e excesso de peso. Pessoas com altos níveis de multitarefa tendem a ter IMC e níveis de gordura corporal maiores.

Leia também: 4 atitudes que vão te ajudar a emagrecer de vez

Durante o estudo, 72 dos participantes tiveram a atividade cerebral monitorada, enquanto algumas imagens eram exibidas. O que eles puderam observar foi que quando havia imagens de alimentos calóricos , a atividade nas regiões do cérebro que respondem às recompensas aumentavam.

Mulher no celular e comendo
shutterstock
Quem faz muitas tarefas ao mesmo tempo pode se distrair mais e, com isso, ingerir alimentos mais calóricos e ganhar peso

Os participantes que relataram hábito multitarefa com eletrônicos tiveram atividade especialmente alta nessa regiões do cérebro. Enquanto as atividade nas áreas relacionadas ao autocontrole eram menores, de acordo com o principal autor do estudo, Richard Lopez, do Translational Social Cognitive and Affective Neuroscience Lab at Rice University.

“A questão aqui é que existe uma ligação entre os hábitos multitarefa com eletrônicos e o risco de ganhar peso por causa do baixo autocontrole”, disse ele. “Isso pode ser atribuído ao fato de que a distração associada à multitarefa com mídias nos torna mais suscetíveis a perceber ou responder a sugestões de alimentos no ambiente”.

Falta autocontrole ou sobra distração?

Por que acontece a redução do autocontrole ? Isso não está claro. “Ainda não se sabe o que o mecanismo de ação pode incluir”, afirma Lopez. Além disso, é preciso lembrar que este estudo mostra correlação, não causação. Em outras palavras, pode não ser que a multitarefa em si mexa com o seu autocontrole; em vez disso, é possível que pessoas com pouco autocontrole sejam especialmente atraídas pelo hábito multitarefa.

Leia também: 4 coisas que fazem você comer sem parar e dicas para retomar o autocontrole

Outro tópico para um estudo mais aprofundado seria o hábito multitarefa não-digital versus digital. Embora Lopez tenha notado que os atrativos de dispositivos digitais provavelmente representam um risco maior do que alternar entre, por exemplo, um jornal e as tarefas de limpeza.

Ainda assim, Lopez acredita que o estudo é um passo importante. Afinal, mostra uma possível relação entre dispositivos digitais e a obesidade e o fato de ganhar peso .

0 Comentário(s)
Nenhum comentário ainda, seja o primeiro!
Edição impressa
imagem
os maiores eventos e coberturas

26/06 - Em cerimônia pontuada por bom gosto e emoção na Igreja Matriz, Thayara Rodrigues & Duan Pilonetto receberam a bênção matrimonial no último sábado, 22. Impecavelmente vestida pelo estilista mais famoso do Brasil, Lucas Anderi, a noiva emocionou os convidados logo antes da sua entrada com depoimento para o noivo. Já ele usava um terno Camargo, sendo que o estilista fez questão de colocá-lo em suas redes sociais. Com um flashmob feito pela Musique Casamentos, cantores e violinos surgiam entre os convidados enquanto as alianças eram conduzidas pela avó da noiva ao altar. Queima de fogos iluminaram a noite ao final da cerimônia religiosa. O salão do Centro de Eventos Primacredi foi transformado com suntuosa decoração por Anna Carolina para receber o em torno de 500 convidados para a celebração da boda. O buffet sempre agradável de Dulce Aguiar, (Roo) servia de volantes como as panelinhas quentes até um buffet de comida japonesa requintado, na ímpar noite que foi adoçada pelas receitas de Claudete Zandoná. A animação da festa ficou a cargo da Banda Bis de Cuiabá, além do receptivo da Musique com apresentação do Brass Live durante a festa que foi até as 6 da manhã. Um dos pontos altos da noite foi a surpresa feita pelos padrinhos que interromperam o final da apresentação dos noivos, surpreendendo com todas as músicas que os recém casados gostam e fazendo a festa já pegar fogo, mais uma das brilhantes ideias do Cerimonial Fabiano Fernandez que produziu e atendeu todo o evento com a mesma maestria de sempre, já conhecida e aprovada. Confira mais flashes by Marcello Holanda . Fotos oficiais Fares Rames.

Você é a favor ou contra a revitalização das Avenidas de Primavera?
A favor.
Contra.
Não tenho opinião formada sobre o assunto.