Mato Grosso /

Quinta-feira, 14 de Fevereiro de 2019, 02h:11

A | A | A

Secel convida municípios a sediarem Jogos Escolares da Juventude 2019

A edição de 2019 dos Jogos Escolares da Juventude já está com seu calendário definido pela Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer (Secel). ...


Imagem de Capa

A edição de 2019 dos Jogos Escolares da Juventude já está com seu calendário definido pela Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer (Secel).  Neste ano, a etapa regional – que envolve todos os municípios e regiões do Estado – está garantida na programação. Para complementar o calendário, a organização faz o chamamento para que os municípios manifestem até o dia 28 de fevereiro seu interesse em sediar os Jogos.  

“Sabemos da importância da realização dos Jogos Escolares da Juventude para a inclusão social e crescimento pessoal dos jovens esportistas e para a formação de base na revelação de novos talentos”, explica o secretário adjunto de Esporte e Lazer, Jefferson Carvalho Neves. 

Ele afirma ainda que com a definição do calendário 2019, será possível atuar junto aos municípios para definição das sedes dos Jogos. "Estamos satisfeitos por conseguir voltar a incluir a etapa regional no calendário, pois asseguramos que todas as cidades mato-grossenses possam estar envolvidas na programação".

Já em abril, os municípios da região esportiva Leste, da qual fazem parte Água Boa, Barra do Garças, Querência e Torixoréu, dentre outros, darão início à fase regional.  De maio até a primeira quinzena de julho, a etapa de competição regional prossegue nas outras nove regiões esportivas de Mato Grosso.

As equipes classificadas avançam para a etapa estadual, que tem início a partir da segunda quinzena de julho e segue até setembro. Nas duas etapas, participarão estudantes com idades entre 12 e 17 anos, que são divididos em duas categorias. Adolescentes de 12 a 14 anos fazem parte das equipes da Categoria B. Já categoria A agrupa os jovens com idade entre 15 e 17 anos.

Em setembro e em novembro, ocorrem as etapas nacionais organizadas pelo Comitê Olímpico Brasileiro (COB).  Acesse aqui o calendário completo.

Para sediar os jogos

Entre os requisitos, o município deve enviar, até o dia 28 de fevereiro, um ofício assinado pelo prefeito direcionado à Secretaria Adjunta de Esporte e Lazer. A fim de adiantar e agilizar o processo, esse documento deve ser encaminhado também para o e-mail desportoelazer@secel.mt.gov.br.

Os municípios-sede firmarão um termo de cooperação com o Estado em que se comprometem a providenciar os instrumentos locais para viabilização da competição, como locais dos jogos e de alojamentos para as delegações e ainda organização do cerimonial de abertura. 

A homologação das sedes dos Jogos Escolares da Juventude será feita na primeira quinzena de março. Outras informações: (65) 3613-4949.

0 Comentário(s)
Nenhum comentário ainda, seja o primeiro!
Edição impressa
imagem
os maiores eventos e coberturas

26/06 - Em cerimônia pontuada por bom gosto e emoção na Igreja Matriz, Thayara Rodrigues & Duan Pilonetto receberam a bênção matrimonial no último sábado, 22. Impecavelmente vestida pelo estilista mais famoso do Brasil, Lucas Anderi, a noiva emocionou os convidados logo antes da sua entrada com depoimento para o noivo. Já ele usava um terno Camargo, sendo que o estilista fez questão de colocá-lo em suas redes sociais. Com um flashmob feito pela Musique Casamentos, cantores e violinos surgiam entre os convidados enquanto as alianças eram conduzidas pela avó da noiva ao altar. Queima de fogos iluminaram a noite ao final da cerimônia religiosa. O salão do Centro de Eventos Primacredi foi transformado com suntuosa decoração por Anna Carolina para receber o em torno de 500 convidados para a celebração da boda. O buffet sempre agradável de Dulce Aguiar, (Roo) servia de volantes como as panelinhas quentes até um buffet de comida japonesa requintado, na ímpar noite que foi adoçada pelas receitas de Claudete Zandoná. A animação da festa ficou a cargo da Banda Bis de Cuiabá, além do receptivo da Musique com apresentação do Brass Live durante a festa que foi até as 6 da manhã. Um dos pontos altos da noite foi a surpresa feita pelos padrinhos que interromperam o final da apresentação dos noivos, surpreendendo com todas as músicas que os recém casados gostam e fazendo a festa já pegar fogo, mais uma das brilhantes ideias do Cerimonial Fabiano Fernandez que produziu e atendeu todo o evento com a mesma maestria de sempre, já conhecida e aprovada. Confira mais flashes by Marcello Holanda . Fotos oficiais Fares Rames.

Você é a favor ou contra a revitalização das Avenidas de Primavera?
A favor.
Contra.
Não tenho opinião formada sobre o assunto.