26 de Abril de2024


Área Restrita

Mais lidas de Mato Grosso Sexta-feira, 13 de Setembro de 2019, 13:18 - A | A

Sexta-feira, 13 de Setembro de 2019, 13h:18 - A | A

POR PROTESTO DE MORADORES

Mato-grossenses estão “presas” em deserto na Bolívia há 3 dias

Além das duas, há outros dois mato-grossenses que elas conheceram durante a viagem que também estão passando por apuros.

MÍDIA NEWS

Duas moradoras de Tangará da Serra (a 242 km de Cuiabá) estão “presas” no deserto de Salar de Uyuni, na Bolívia, há três dias, por conta de um protesto realizado por moradores da região.

 

✅ Clique aqui para seguir o canal do CliqueF5 no WhatsApp

A região do Salar de Uyuni é conhecida por ser o maior deserto de sal do mundo.

 

A motivação do protesto seria porque a população quer que alguns políticos regionais renunciem.

 

Danielly Paola Leite Lopes e a mãe, Luzia Fátima Leite Silva, afirmam que não conseguem apoio da embaixada ou consulado brasileiro no País e precisaram passar uma das noites na estrada, sem cobertor, em um frio de -4C.

 

Em entrevista ao MidiaNews, Danielly contou que elas só não sofreram uma hipotermia durante a noite em questão porque o dono de um restaurante localizado na região se sensibilizou e deixou que ambas dormissem dentro do estabelecimento.

 

Além das duas, há outros dois mato-grossenses que elas conheceram durante a viagem – moradores de Cuiabá e Cáceres – que também estão passando por apuros.

 

As moradoras de Tangará disseram que partiram em um tour no começo de setembro e tinham planos de passar por várias cidades da Bolívia durante o percusso.

 

“Nós saímos de Cáceres no dia 2 de setembro, passamos por algumas cidades na Bolívia e viemos no domingo (8) pra fazer o tour do Salar. Já havia rumores sobre esse protesto, mas a agência de turismo que nos trouxe afirmou que iria ser tranquilo. Porém, na quarta-feira (11), quando estávamos voltando, já tinha começado a ‘muvuca’”, contou.

 

Danielly diz que, quando chegaram em uma das agências da empresa que contrataram, por volta das 18h, os profissionais disseram conseguiriam levá-las em um ônibus para La Paz, às 22h, mas que teriam que esperar do lado de fora da agência, para que eles não fossem multados.

 

“Não teve ônibus, não teve nada e ficamos na rua. Estava muito frio de quarta pra quinta, e passamos a noite na rua. Depois, o dono de um restaurante ficou comovido e deixou a gente dormir lá dentro, no chão”, disse.

 

De acordo com a mato-grossense, há cerca de 150 estrangeiros na mesma situação. Dentre eles, sete são brasileiros.

 

Embaixada não ajuda

 

Danielly diz que, desde a quinta-feira (12), está em contato com  a embaixada e o consulado brasileiro no País, mas até o momento nenhum dos dois arrumou uma solução para retirá-los da região.

 

Além disso, a agência também tentou passar com os clientes pelos bloqueios, na madrugada de ontem, mas não conseguiu.

 

“A embaixada brasileira não dá uma posição. Hoje que, parece, tem um povo solidário pelo ministro do turismo, mas nada confirmado e a gente fica aqui esperando”, afirmou.

 

Ela e a mãe disseram que já não tem mais vontade de continuar com o tour pelo país e pretendem apenas voltar para casa o quanto antes.

 

“Como a gente está de ônibus e tem que passar pela Bolívia, nós não estamos mais animadas de continuar. A gente só quer voltar para Mato Grosso. Aqui, a gente não tem o que fazer, estamos de mãos atadas, contando com o voo que o pessoal da embaixada disse que tinha, só que parece que é só às 23h, e nem sabemos se vai acontecer”, lamentou.

 

 

Comente esta notícia

Rua Rondonópolis - Centro - 91 - Primavera do Leste - MT

(66) 3498-1615

[email protected]