25 de Abril de2024


Área Restrita

Mais lidas de Mato Grosso Terça-feira, 08 de Outubro de 2019, 10:12 - A | A

Terça-feira, 08 de Outubro de 2019, 10h:12 - A | A

clima é de tensão

Garimpeiros tomam centro de cidade em protesto contra desocupação

Comerciantes fecharam as portas com medo do que possa acontecer a qualquer momento com a intervenção policial e reação dos garimpeiros.

REPÓRTER MT

Mais de dois mil garimpeiros expulsos da área em que faziam exploração ilegal de ouro, em Aripuanã (1.200 km de Cuiabá), fecharam uma rua no Centro da cidade, onde protestam desde a segunda-feira (07), contra a desocupação feita pela Operação Trype, deflagrada pela Polícia Federal (PF), em conjunto com as forças de segurança do Estado.

Em áudio ao que o Repórter MT teve acesso, o presidente do Sindicato dos Garimpeiros, Antônio Vieira da Silva exige um representante da Polícia Federal e outro da Mineradora Nexa para tentar acordo, segundo ele, pacífico, para retirada dos objetos pessoais e dos maquinários usados na extração de ouro no garimpo.

✅ Clique aqui para seguir o canal do CliqueF5 no WhatsApp

“Nosso objetivo é trancar o Centro da cidade porque a gente quer conversar com o representante da Nexa e representante da Polícia Federal. Alguém tem que falar com a gente, já aconteceram mortes. O nosso maquinário está lá dentro. Nós estamos a Deus dará aqui. Vamos fazer esse manifesto pacificamente. Têm mais de 2 mil garimpeiros aqui. Estamos sem lugar para dormir, sem lugar para comer, sem dinheiro. Queremos então representantes da Polícia Federal e da Nexa, se eles não vierem não vamos liberar o Centro da cidade”, declara Antônio Vieira.

Uma equipe do Batalhão de Operações Policiais Especiais (Bope), que dá apoio à PF em Aripuanã, foi acionada e compareceu na manifestação para reabrir a rua “fechada” pelos garimpeiros, mas de acordo com apuração os manifestantes já fecharam a rua novamente.

O clima é de tensão, a população está com medo e o comércio do Centro da cidade está fechado. Ninguém sabe o que pode acontecer a qualquer momento com a intervenção policial e reação dos garimpeiros.

Morte

Um garimpeiro morreu atingido com dois tiros no peito após atirar contra policiais do Bope, que reagiram, na segunda-feira (07), durante a desocupação do garimpo.

Operação Trype

A Polícia Federal desencadeou na madrugada dessa segunda-feira (07) a 2ª  fase da Operação Trype em  ação conjunta com forças de segurança do Estado de Mato Grosso.

Essa etapa tem objetivo de cessar as atividades de um grande garimpo de ouro ilegal no município de Aripuanã.

De acordo com as investigações, além do impacto ambiental na região, o garimpo ilegal estaria causando grande devastação social  no município com aumento do índice de homicídios, tráfico de drogas, prostituição etc. 

Cerca de 160 policiais e também de servidores do Ibama e Secretaria Estadual de Meio Ambiente atuarão   na área   durante toda semana.

Vídeos mostram o momento em que as forças policiais chegam no local.

 

VÍDEO

Comente esta notícia

Rua Rondonópolis - Centro - 91 - Primavera do Leste - MT

(66) 3498-1615

[email protected]