25 de Abril de2024


Área Restrita

Mais lidas de Mato Grosso Sexta-feira, 13 de Setembro de 2019, 10:03 - A | A

Sexta-feira, 13 de Setembro de 2019, 10h:03 - A | A

DEFESA CIVIL EXPLICA

Entenda por que o tempo virou, mas não choveu na noite de quinta-feira

Estamos dentro de uma depressão, e isso causa uma aerificação na área, destaca o tenente-coronel e assessor de proteção da Defesa Civil, Paulo Selva.

REPÓRTER MT

Cuiabá recebeu uma queda na temperatura, rajadas de vento e o tempo virou na última quinta (12), no final da tarde para a noite. No entanto, diferente do que muitos esperavam, não choveu e a umidade segue muita baixa de 10%.

 

✅ Clique aqui para seguir o canal do CliqueF5 no WhatsApp

Em entrevista à Rádio Metrópole FM, na manhã desta sexta-feira (13), o tenente-coronel e assessor de proteção da Defesa Civil, Paulo Selva, explicou que se trata de uma interação entre as estações Inverno e Primavera, o que gera fenômenos meteorológicos climáticos.

“Esse é o final do Inverno e se aproxima a Primavera, então é comum acontecer essa interação de uma estação com a outra, o que gera rajadas de vento.”, esclarece Selva.

 

“O regime de vento deve ter modificado a temperatura. Estamos dentro de uma depressão, e isso causa uma aerificação na área”, continua.

 

Sobre a seca, o tenente-coronel explica que as previsões determinam que as chuvas tenham início na primeira semana do mês de outubro.

 

“Pode ser que ocorra antes desse período, mas os equipamentos apontam apenas na primeira semana de outubro”, argumenta.

 

Selva disse que a previsão é de uma temperatura média, na casa dos 35 graus, com 10% de umidade, para esta sexta-feira (13).  A umidade “está abaixando cada vez mais, é severo, estamos em estado emergencial“, lembra.

 

Fenômenos em Cuiabá 

Na última quarta-feira (11), o raro fenômeno da chuva virga, ou como é conhecida chuva invisível, passou em Cuiabá. Nesse episódio, a água cai das nuvens, mas não chega a tocar o chão. Foram apenas três milímetros de água.

 

Segundo Paulo Selva, essa chuva não ameniza o calor. “Com essa quantidade mínima a água não chega tocar o solo. Devido à temperatura acaba evaporando no ar”, explica Selva.

 

Comente esta notícia

Rua Rondonópolis - Centro - 91 - Primavera do Leste - MT

(66) 3498-1615

[email protected]