26 de Abril de2024


Área Restrita

Mais lidas de Mato Grosso Sexta-feira, 28 de Fevereiro de 2020, 14:35 - A | A

Sexta-feira, 28 de Fevereiro de 2020, 14h:35 - A | A

SAÚDE

Saúde monitora segundo paciente com possível suspeita de Coronavírus em Mato Grosso

Paciente é de Glória D’Oeste. O primeiro é de Alto Taquari

Olhar Direto

 

A Secretaria Estadual de Saúde, por meio do Centro de Operações em Emergência a Saúde Pública para o COVID-19, informou que também acompanha a situação de um paciente internado na cidade de Glória D’Oeste (308 quilômetros de Cuiabá), que estaria com sintomas que poderiam ser enquadrados na doença.

✅ Clique aqui para seguir o canal do CliqueF5 no WhatsApp

Além do paciente de Glória D’Oeste, outro caso investigado pela secretaria de é o de Alto Taquari. Neste, o homem (de meia idade) procurou uma unidade de saúde após sentir os sintomas. Ele havia feito uma viagem para a Itália e outros países com notificações da doença.

O governo investiga se o homem, morador de Alto Taquari, esteve no mesmo voo do paciente de 61 anos, cuja infecção pelo vírus foi confirmada.

A Secretaria de Saúde disse que imediatamente foram acionados os serviços de saúde locais para o monitoramento e a tomada de medidas que envolvem cuidados clínicos, investigação e orientações.

“Tais condutas seguem o protocolo estabelecido pelo Ministério da Saúde para o COVID-19, que visa à proteção individual e coletiva. A SES destaca que, com o Decreto de Emergência de Saúde Pública de Interesse Nacional para o COVID -19, as ações que envolvem qualquer caso de Síndrome Gripal devem ser priorizadas e todas as condutas protocolares devem ser rigorosamente seguidas no sentido de garantir o contingenciamento do risco de disseminação do vírus”, diz trecho da nota.

O Ministério da Saúde orienta os cuidados básicos para reduzir o risco geral de contrair ou transmitir infecções respiratórias agudas, incluindo o novo coronavírus. Entre as medidas estão:

 

  • realizar lavagem frequente das mãos, especialmente após contato direto com pessoas doentes ou com o meio ambiente;· evitar contato próximo com pessoas que sofrem de infecções respiratórias agudas; ·
  • utilizar lenço descartável para higiene nasal;·
  • cobrir nariz e boca quando espirrar ou tossir;·
  • evitar tocar mucosas de olhos, nariz e boca;·
  • higienizar as mãos após tossir ou espirrar;·
  • não compartilhar objetos de uso pessoal, como talheres, pratos, copos ou garrafas;·
  • manter os ambientes bem ventilados;·
  • evitar contato próximo a pessoas que apresentem sinais ou sintomas da doença;·
  • evitar contato próximo com animais selvagens e animais doentes em fazendas ou criações.

 

Profissionais de saúde devem utilizar medidas de precaução padrão, de contato e de gotículas (máscara cirúrgica, luvas, avental não estéril e óculos de proteção).

 

VÍDEO

Comente esta notícia

Rua Rondonópolis - Centro - 91 - Primavera do Leste - MT

(66) 3498-1615

[email protected]