26 de Abril de2024


Área Restrita

Mais lidas de Mato Grosso Terça-feira, 20 de Agosto de 2019, 10:00 - A | A

Terça-feira, 20 de Agosto de 2019, 10h:00 - A | A

ASSUSTADOR

Fumaça de queimadas de MT e frente fria fazem dia virar noite em SP

MT é o campeão de queimadas no país com cerca de 13 mil focos de calor registrados. Número é 80% superior ao registrado no ano passado.

REPÓRTER MT

Reportagem publicada no site UOL, mostra imagens assustadoras da cidade de São Paulo, na tarde desta segunda (19) registradas quando, por volta das 15h30 o dia virou noite na cidade e assustou os moradores. O fenômeno, De acordo com o meteorologista do Instituto Nacional de Meteorologia (INMET) Franco Villela, ocorre devido ao encontro de uma frente fria com ventos provenientes de queimadas no Centro Oeste do Brasil. MT é o estado que lidera o ranking nacional entre os que mais têm focos de incêndio. 

 

✅ Clique aqui para seguir o canal do CliqueF5 no WhatsApp

O especialista alertou para um grande incêndio florestal originado neste sábado no Pantanal, já em terras paraguaias, onde foram queimados 21 mil hectares. 

 

“É uma convergência entre ventos do centro e do leste de SP, com o material das queimadas que ocorreram no Centro Oeste e no Paraguai. Ou seja, é um encontro entre uma frente fria forte com ventos úmidos, e material particulado vindo dos incêndios florestais”, disse à Rádio Jovem Pan. 

 

 

MT vive dias de verdadeiro inferno por causa das queimadas em excesso. A fumaça cobre, principalmente as cidades do norte do Estado e Cuiabá, que fica numa área de depressão, formando um grande caldeirão, já que a fumaça não se dissipa. Na última semana, segundo os Bombeiros, o estado registrou 3 mil focos de calor (queimadas). De janeiro até julho foram 13 mil. O número é 80% superior ao índice do mesmo período do ano passado. 

Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (INMET), de Cuiabá, algumas regiões da cidade receberam alguns minutos de chuva nesta segunda por volta das 6h30. As temperaturas, mesmo com a chuva, permanecem altas com máxima de 35 graus. Já na terça-feira e quarta-feira (20 e 21), a previsão continua a apontar 5% de chance de chuva. As temperaturas nos dois dias são elevadas e podemn chegar a 41 graus. 

fuma�a.jpg

Comente esta notícia

Rua Rondonópolis - Centro - 91 - Primavera do Leste - MT

(66) 3498-1615

[email protected]