Internacional /

Quarta-feira, 15 de Maio de 2019, 14h:26

A | A | A

Transgênero brasileira obtém status de refugiada na Itália

Reprodução/Twitter Comissão italiana concedeu status por considerar que o Brasil não é capaz de proteger pessoas LGBT Uma transgênero brasileira...


Imagem de Capa
Parada LGBT
Reprodução/Twitter
Comissão italiana concedeu status por considerar que o Brasil não é capaz de proteger pessoas LGBT

Uma transgênero brasileira obteve status de refugiada na Itália, em decisão judicial que acusa o Brasil de não ser capaz de proteger a comunidade LGBT de agressões e perseguições.
O pedido de refúgio foi aceito pela comissão territorial para reconhecimento de proteção internacional de Bolonha, cidade escolhida pela solicitante de 38 anos para iniciar uma nova vida.

Leia também: Deputado Federal quer restringir atletas trans em competições pelo país

Segundo o jornal Corriere di Bologna, a transgênero já havia se mudado para a Itália em 2006 por conta da hostilidade da família contra sua escolha, mas acabou voltando para o Brasil no ano seguinte. Ela iniciou o processo de transição de gênero em 2012, mas, como continuava a ser objeto de discriminação, decidiu fugir novamente para a Itália.

"Apesar de ter dado passos importantes em termos de proteção jurídica contra a discriminação baseada na orientação sexual e na identidade de gênero , o Estado [brasileiro] nem sempre se demonstrou capaz ou disposto a proteger as pessoas LGBT de agressões e perseguições, seja por causa da cultura machista do país, seja pela forte influência religiosa no discurso público", disse a comissão de Bolonha.

Em seu pedido, feito com apoio da ONG MigraBo, que auxilia migrantes LGBT a obterem proteção na Itália, a brasileira alega que a situação dessa comunidade no Brasil piorou com a eleição de Jair Bolsonaro a presidente da República.

"Se eu tivesse de voltar ao Brasil , temeria constantemente por minha vida", disse ela à comissão, acrescentando que não pode contar sequer com a proteção da família.

Há menos de um mês, a Corte de Cassação, instância máxima da Justiça da Itália , determinou que o país conceda status de refugiado a pessoas LGBT que se sintam perseguidos em suas nações de origem, mesmo que a opressão se dê apenas em nível familiar.

Leia também: Vereadores de Dallas se dividem sobre visita de Bolsonaro à cidade

A ONU considera refugiados todos aqueles que, "temendo ser perseguidos por motivos de raça, religião, nacionalidade, grupo social ou políticos, encontram-se fora do país de sua nacionalidade e não podem ou, em virtude desse temor, não querem se valer da proteção dessa nação".

0 Comentário(s)
Nenhum comentário ainda, seja o primeiro!
Edição impressa
imagem
os maiores eventos e coberturas

26/06 - Em cerimônia pontuada por bom gosto e emoção na Igreja Matriz, Thayara Rodrigues & Duan Pilonetto receberam a bênção matrimonial no último sábado, 22. Impecavelmente vestida pelo estilista mais famoso do Brasil, Lucas Anderi, a noiva emocionou os convidados logo antes da sua entrada com depoimento para o noivo. Já ele usava um terno Camargo, sendo que o estilista fez questão de colocá-lo em suas redes sociais. Com um flashmob feito pela Musique Casamentos, cantores e violinos surgiam entre os convidados enquanto as alianças eram conduzidas pela avó da noiva ao altar. Queima de fogos iluminaram a noite ao final da cerimônia religiosa. O salão do Centro de Eventos Primacredi foi transformado com suntuosa decoração por Anna Carolina para receber o em torno de 500 convidados para a celebração da boda. O buffet sempre agradável de Dulce Aguiar, (Roo) servia de volantes como as panelinhas quentes até um buffet de comida japonesa requintado, na ímpar noite que foi adoçada pelas receitas de Claudete Zandoná. A animação da festa ficou a cargo da Banda Bis de Cuiabá, além do receptivo da Musique com apresentação do Brass Live durante a festa que foi até as 6 da manhã. Um dos pontos altos da noite foi a surpresa feita pelos padrinhos que interromperam o final da apresentação dos noivos, surpreendendo com todas as músicas que os recém casados gostam e fazendo a festa já pegar fogo, mais uma das brilhantes ideias do Cerimonial Fabiano Fernandez que produziu e atendeu todo o evento com a mesma maestria de sempre, já conhecida e aprovada. Confira mais flashes by Marcello Holanda . Fotos oficiais Fares Rames.

Você é a favor ou contra a revitalização das Avenidas de Primavera?
A favor.
Contra.
Não tenho opinião formada sobre o assunto.