Internacional /

Quarta-feira, 15 de Maio de 2019, 17h:53

A | A | A

"Seja gentil com o presidente do nosso país", diz Doria ao prefeito de Nova York

Marcos Corrêa/Presidência da República João Doria e Jair Bolsonaro Na ausência do presidente Jair Bolsonaro, o governador de São Paulo, João...


Imagem de Capa
João Doria e Jair Bolsonaro
Marcos Corrêa/Presidência da República
João Doria e Jair Bolsonaro

Na ausência do presidente Jair Bolsonaro, o governador de São Paulo, João Doria (PSDB), foi o principal destaque na premiação realizada na Câmara de Comércio Brasil-Estados Unidos na noite desta quarta-feira (15). Em seu discurso, Doria deu um recado ao prefeito Bill de Blasio, a quem acusou de faltar com a gentileza ao povo brasileiro. 

"Da próxima vez, Bill de Blasio, seja gentil com o presidente do nosso país. Seja gentil com todos os brasileiros que visitam a sua cidade, sejam quem forem. Seja como todos os nova-iorquinos que recebem milhões de visitantes todos os anos, de todas as raças, crenças e pensamentos" afirmou Doria , falando em inglês, para que de Blasio “entendesse bem o que ele estava falando”.

Ele postou o vídeo, legendado, em sua conta no Twitter. O governador de São Paulo também destacou que falava na condição de ex-prefeito da “terceira maior capital do mundo” e "sobretudo, como brasileiro".

Segundo o tucano, ao voltar-se contra Bolsonaro, de Blasio contrariou a tradição americana de respeito à liberdade e à pluralidade e de compromisso com os direitos humanos: "[Os Estados Unidos são] um País que aprendi a admirar pelo seu respeito à liberdade, pela sua pluralidade e pelo respeito aos direitos humanos", disse. "Apesar de você Bill de Blasio, nós amamos Nova York e nós amamos os EUA", completou. 

As  desavenças entre Bolsonaro e de Blasio começaram em abril, quando se aqueceram as polêmicas sobre a homenagem da Câmara de Comércio Brasil-EUA a Bolsonaro. Blasio acusou o presidente brasileiro de ser "racista, homofóbico e destrutivo" e afirmou que ele não era bem-vindo na cidade.

Quando foi confirmado que Bolsonaro não iria a Nova York, o prefeito comemorou com ironia o cancelamento da viagem do presidente à cidade. "Nós expusemos sua intolerância. Ele correu. Não fiquei surpreso — ‘valentões’ geralmente não aguentam um tranco. Seu ódio não é bem-vindo aqui", afirmou nas redes sociais.

Várias empresas desistiram de patrocinar o evento, como a a companhia aérea Delta, a consultoria Bain & Company e o jornal Financial Times. A pressão levou a homenagem a ser transferida para Dallas, no Texas, onde Bolsonaro chegou na manhã desta quarta-feira. A celebração acontece na quinta-feira.

O presidente se referiu à polêmica na chegada ao hotel. "Amanhã tem o evento nosso que seria em Nova York, mas que lamentavelmente o prefeito não me quis lá", disse ele. " Estamos sendo muito bem recebidos aqui e o objetivo da nossa viagem será alcançado: aprofundar cada vez mais os laços de amizade e também de cooperação comercial com este país que eu sempre amei desde a minha infância"

Bolsonaro acrescentou que espera ir a Nova York quando de Blasio deixar o poder: "Também amo Nova York, pretendo, se o prefeito de lá deixar o poder, que vai deixar brevemente, conhecer essa cidade que também foi um sonho meu", completou. 

0 Comentário(s)
Nenhum comentário ainda, seja o primeiro!
Edição impressa
imagem
os maiores eventos e coberturas

26/06 - Em cerimônia pontuada por bom gosto e emoção na Igreja Matriz, Thayara Rodrigues & Duan Pilonetto receberam a bênção matrimonial no último sábado, 22. Impecavelmente vestida pelo estilista mais famoso do Brasil, Lucas Anderi, a noiva emocionou os convidados logo antes da sua entrada com depoimento para o noivo. Já ele usava um terno Camargo, sendo que o estilista fez questão de colocá-lo em suas redes sociais. Com um flashmob feito pela Musique Casamentos, cantores e violinos surgiam entre os convidados enquanto as alianças eram conduzidas pela avó da noiva ao altar. Queima de fogos iluminaram a noite ao final da cerimônia religiosa. O salão do Centro de Eventos Primacredi foi transformado com suntuosa decoração por Anna Carolina para receber o em torno de 500 convidados para a celebração da boda. O buffet sempre agradável de Dulce Aguiar, (Roo) servia de volantes como as panelinhas quentes até um buffet de comida japonesa requintado, na ímpar noite que foi adoçada pelas receitas de Claudete Zandoná. A animação da festa ficou a cargo da Banda Bis de Cuiabá, além do receptivo da Musique com apresentação do Brass Live durante a festa que foi até as 6 da manhã. Um dos pontos altos da noite foi a surpresa feita pelos padrinhos que interromperam o final da apresentação dos noivos, surpreendendo com todas as músicas que os recém casados gostam e fazendo a festa já pegar fogo, mais uma das brilhantes ideias do Cerimonial Fabiano Fernandez que produziu e atendeu todo o evento com a mesma maestria de sempre, já conhecida e aprovada. Confira mais flashes by Marcello Holanda . Fotos oficiais Fares Rames.

Você é a favor ou contra a revitalização das Avenidas de Primavera?
A favor.
Contra.
Não tenho opinião formada sobre o assunto.