Internacional /

Domingo, 26 de Maio de 2019, 09h:39

A | A | A

Moradores do Rio fazem protesto contra a PM no mesmo dia de atos pró-Bolsonaro

Agência Brasil/Fernando Frazão Organizadores explicam que data para protesto contra PM foi escolhida antes de ato bolsonarista No mesmo dia em que ...


Imagem de Capa
presidente Jair Bolsonaro
Agência Brasil/Fernando Frazão
Organizadores explicam que data para protesto contra PM foi escolhida antes de ato bolsonarista


No mesmo dia em que  defensores do governo de Jair Bolsonaro (PSL) farão atos pelo Brasil para manifestar seu apoio ao presidente, moradores da periferia do Rio de Janeiro convocaram protestos contra a Polícia Militar (PM).

Enquanto o ato dos bolsonaristas, conhecidos por seu apoio aos militares, está marcado para acontecer em Copacabana, por volta das 14h deste domingo (26), o protesto contra a PM vai acontecer a poucos quilômetros dali, em Ipanema, a partir das 10h.

Organizado por moradores das favelas e periferias do Rio de Janeiro , a manifestação "Parem de nos matar" é uma tentativa de protestar contra as ações truculentas que a Polícia Militar tem realizado com essa população.

O ato, que conta com apoio de cerca de 50 movimentos sociais, exige "o fim das políticas públicas de ocupações e intervenções policiais e militares nas áreas residenciais que continuam nos matando e aos nossos familiares e amigos."

Em um evento no Facebook, os organizadores ressaltam que a data escolhida nada tem a ver com as manifestações pró-Bolsonaro , e sim com o aniversário de um mês do falecimento do gari William Mendonça dos Santos , que foi morto pela polícia com dois tiros na favela do Vidigal, e pela morte do música Evaldo Rosa dos Santos e o catador de papel Luciano Macedo, que foram mortos com 80 tiros de fuzil. A descrição do evento também cita o falecimento do estudante Lucas Brás, de 17 anos, com um tiro nas costas.

"Todos assassinados pelo estado do seu País. Dezenas de tiros saídos das armas daqueles cujo juramento e dever é proteger e servir os cidadãos brasileiros. Polícia e exército existem para garantir a segurança e a integridade física dos cidadãos, nunca para os matar", diz a publicação, que completa: "O ato vem sendo planejado há um mês e não tem qualquer relação com outras manifestações que possam vir a ocorrer na mesma data."

Leia também: 'Traição' de Bolsonaro no WhatsApp resultou em rebelião do centrão no Congresso

A ideia para o protesto é que se forme um cordão humano desde o posto 12, localizado no Leblon, até o Arpoador.

0 Comentário(s)
Nenhum comentário ainda, seja o primeiro!
Edição impressa
imagem
os maiores eventos e coberturas

26/06 - Em cerimônia pontuada por bom gosto e emoção na Igreja Matriz, Thayara Rodrigues & Duan Pilonetto receberam a bênção matrimonial no último sábado, 22. Impecavelmente vestida pelo estilista mais famoso do Brasil, Lucas Anderi, a noiva emocionou os convidados logo antes da sua entrada com depoimento para o noivo. Já ele usava um terno Camargo, sendo que o estilista fez questão de colocá-lo em suas redes sociais. Com um flashmob feito pela Musique Casamentos, cantores e violinos surgiam entre os convidados enquanto as alianças eram conduzidas pela avó da noiva ao altar. Queima de fogos iluminaram a noite ao final da cerimônia religiosa. O salão do Centro de Eventos Primacredi foi transformado com suntuosa decoração por Anna Carolina para receber o em torno de 500 convidados para a celebração da boda. O buffet sempre agradável de Dulce Aguiar, (Roo) servia de volantes como as panelinhas quentes até um buffet de comida japonesa requintado, na ímpar noite que foi adoçada pelas receitas de Claudete Zandoná. A animação da festa ficou a cargo da Banda Bis de Cuiabá, além do receptivo da Musique com apresentação do Brass Live durante a festa que foi até as 6 da manhã. Um dos pontos altos da noite foi a surpresa feita pelos padrinhos que interromperam o final da apresentação dos noivos, surpreendendo com todas as músicas que os recém casados gostam e fazendo a festa já pegar fogo, mais uma das brilhantes ideias do Cerimonial Fabiano Fernandez que produziu e atendeu todo o evento com a mesma maestria de sempre, já conhecida e aprovada. Confira mais flashes by Marcello Holanda . Fotos oficiais Fares Rames.

Você é a favor ou contra a revitalização das Avenidas de Primavera?
A favor.
Contra.
Não tenho opinião formada sobre o assunto.