26 de Abril de2024


Área Restrita

Agro Notícias Sexta-feira, 23 de Agosto de 2019, 12:30 - A | A

Sexta-feira, 23 de Agosto de 2019, 12h:30 - A | A

CEPEA

LIVRO/CEPEA: Pesquisadores do Cepea lançam livro que visa auxiliar a gestão do negócio agropecuário

Clique aqui e baixe release completo em word.    Cepea, 23/08/2019 – Os pesquisadores do Cepea (Centro de Estudos Avançados...

Clique aqui e baixe release completo em word. 

 

✅ Clique aqui para seguir o canal do CliqueF5 no WhatsApp

Cepea, 23/08/2019 – Os pesquisadores do Cepea (Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada), da Esalq/USP, prof. Geraldo Barros, Lucilio Alves, Mauro Osaki e Andreia Adami são os autores do livro “Gestão de negócios agropecuários com foco no patrimônio”, lançado neste mês. A obra visa a melhoria da gestão do negócio agropecuário, apresentando – didaticamente e com aplicações a casos reais – métodos de avaliação e análise de rentabilidade e riscos. 

 

Considerando-se que o estabelecimento rural ou fazenda é um negócio que envolve a implementação e execução de um projeto e se caracteriza como uma fábrica funcionando “a céu aberto”, é imprescindível uma gestão eficiente, mediante a aplicação de métodos adequados, modernos e objetivos de avaliação de ganhos e possibilidades de prejuízos.

 

O foco dos métodos apresentados é colocado na evolução do patrimônio do produtor. Como maximizar seu valor sob as mais diferentes circunstâncias enfrentadas no decorrer da execução de um projeto? Como se prevenir da inadimplência e mesmo da perda de patrimônio nos casos de eventos extremos de natureza climática e de mercado desfavorável?

 

Os métodos abordados na obra para exame de riscos de rentabilidade e de liquidez são inovadores e aplicáveis nos âmbitos privados e públicos. Certamente, o assunto suscita interesse de fazedores de políticas de forma geral, assim como de pesquisadores de diferentes áreas do agronegócio e de agentes envolvidos diretamente na produção agropecuária. Disciplinas e trabalhos de conclusão em cursos de graduação e pós-graduação no Brasil, especialmente stricto sensu, poderão valer-se com proveito do conteúdo disponibilizado neste livro.

 

A obra está à venda no site da Editora Átomo (clique aqui)

 

Confira abaixo mais detalhes!

 

“Gestão de negócios agropecuários com foco no patrimônio”
Autores: Geraldo Sant’Ana de Camargo Barros, Lucilio Rogerio Aparecido Alves, Mauro Osaki e Andréia Cristina de Oliveira Adami.

 

Capítulo 1
O paradoxo da agricultura brasileira
Gestão dos negócios agropecuários – uma postura

 

Capítulo 2
O negócio agropecuário e seu patrimônio
Operacionalizando o patrimônio
O capital de giro
Sustentabilidade
Custo Anual de Recuperação do Patrimônio (CARP)
Custo Total (CT) de produção e Custo de Oportunidade das Atividades (COPOR)
Patrimônio e dívida
Taxa de retorno e risco na agropecuária
Perdas e ganhos de capital e o retorno total ao patrimônio
Custo de capital durante a execução do projeto
Aplicação

 

Capítulo 3
Cálculo dos riscos de uma fazenda
Risco de rentabilidade de uma fazenda
Risco de liquidez

 

Capítulo 4
Comentários finais

 

 

Outras informações sobre: www.cepea.esalq.usp.br/ e por meio da Comunicação do Cepea (19) 3429-8836 ou 8837 e [email protected]

Comente esta notícia

Rua Rondonópolis - Centro - 91 - Primavera do Leste - MT

(66) 3498-1615

[email protected]