Cuiabá /

Sábado, 17 de Agosto de 2019, 17h:30

A | A | A

Prefeitura entrega selo de transparência para 122 unidades educacionais

Jorge Pinho Clique para ampliar A Prefeitura de Cuiabá realizou nesta sexta-feira (16), a solenidade de entrega para 122 unidades da rede municipal...


Imagem de Capa

A Prefeitura de Cuiabá realizou nesta sexta-feira (16), a solenidade de entrega para 122 unidades da rede municipal de educação, do Selo Escola Transparente 2018. Neste ano, 10 unidades também foram presenteadas com uma impressora multifuncionais que ajudará na rotina e economia nas unidades.

O Selo Escola Transparente foi desenvolvido pela Controladoria Geral do Município em parceria com a Secretaria Municipal de Educação.

O selo é uma marca de credibilidade e responsabilidade fiscal que o município instituiu no decreto nº 5.503/2014 que estabelece a premiação às escolas, creches e Centros Municipais de Educação Infantil (CMEI), que dentro do prazo estabelecido, fizeram a publicação de suas prestações de contas no Portal da Transparência.

“Cada ano que passa, o número de escola aumenta, o engajamento é muito maior. E com isso, percebemos a necessidade desses projetos que simplesmente são a inclusão e o controle social. Cada selo representa na cabeça de cada munícipe a semente que irá despertar o senso crítico, um exemplo prático disso foi o Concurso de Desenho e Redação que concluímos recentemente com os alunos da rede municipal de ensino”, explicou o controlador-geral, Marcus Brito.

Nesta edição, além da prestação de conta, os gestores tiveram também que preencher os pré-requisitos na área de gestão pedagógica e informações do Conselho Deliberativo da Unidade Educacional (CDUE) como exemplo o plano de ensino, calendário de atividades, os recursos repassados pela SME e a forma como estes valores são utilizados pelos gestores, de forma detalhada.

“É um reconhecimento recebermos o selo pelo nosso trabalho à frente de uma unidade educacional. É uma satisfação para toda a equipe gestora estampar este selo na nossa unidade, porque nos confere a efetividade na execução dos recursos públicos e ainda transparecem para a comunidade e a família de nossos alunos a confiança de que estamos dentro das possibilidades, fazendo o melhor para desenvolvimento da educação na nossa unidade”, disse a diretora da unidade educacional Helenita Paes de Assunção, Maria Lúcia da Costa Leite Dias, que foi de uma das escolas ganhadoras da impressora multifuncional.

Outras nove unidades que atenderam os critérios e também o prazo do Fundo Único Municipal de Educação (Funed) na publicação dos documentos, ganharam o direito de participar do sorteio.

Com acesso livre para os pais, eles são encorajados a monitorar o andamento das escolas, tomando ciência das despesas da unidade em que seu filho estuda e da forma como as ações estão sendo conduzidas.

 

De maneira geral o Selo Escola Transparente valoriza os esforços e dedicação dos coordenadores e diretores de ensino, a iniciativa na prestação de contas das atividades e dos recursos utilizados por todas as instituições, a fim de que os pais possam participar ativamente da formação escolar de seus filhos, fiscalizando o uso responsável dos repasses.

 

 

 

0 Comentário(s)
Nenhum comentário ainda, seja o primeiro!
Edição impressa
imagem
os maiores eventos e coberturas

26/06 - Em cerimônia pontuada por bom gosto e emoção na Igreja Matriz, Thayara Rodrigues & Duan Pilonetto receberam a bênção matrimonial no último sábado, 22. Impecavelmente vestida pelo estilista mais famoso do Brasil, Lucas Anderi, a noiva emocionou os convidados logo antes da sua entrada com depoimento para o noivo. Já ele usava um terno Camargo, sendo que o estilista fez questão de colocá-lo em suas redes sociais. Com um flashmob feito pela Musique Casamentos, cantores e violinos surgiam entre os convidados enquanto as alianças eram conduzidas pela avó da noiva ao altar. Queima de fogos iluminaram a noite ao final da cerimônia religiosa. O salão do Centro de Eventos Primacredi foi transformado com suntuosa decoração por Anna Carolina para receber o em torno de 500 convidados para a celebração da boda. O buffet sempre agradável de Dulce Aguiar, (Roo) servia de volantes como as panelinhas quentes até um buffet de comida japonesa requintado, na ímpar noite que foi adoçada pelas receitas de Claudete Zandoná. A animação da festa ficou a cargo da Banda Bis de Cuiabá, além do receptivo da Musique com apresentação do Brass Live durante a festa que foi até as 6 da manhã. Um dos pontos altos da noite foi a surpresa feita pelos padrinhos que interromperam o final da apresentação dos noivos, surpreendendo com todas as músicas que os recém casados gostam e fazendo a festa já pegar fogo, mais uma das brilhantes ideias do Cerimonial Fabiano Fernandez que produziu e atendeu todo o evento com a mesma maestria de sempre, já conhecida e aprovada. Confira mais flashes by Marcello Holanda . Fotos oficiais Fares Rames.

Você é a favor ou contra a revitalização das Avenidas de Primavera?
A favor.
Contra.
Não tenho opinião formada sobre o assunto.