Política Cuiabá /

Sexta-feira, 26 de Abril de 2019, 12h:43

A | A | A

Diretor da Locar será convocado para explicar precariedade na coleta de lixo

O vereador Dilemário Alencar (PROS) apresentou nesta quinta-feira (25) requerimento convocando o diretor geral da empresa Locar Saneamento Ambiental,...


Imagem de Capa
O vereador Dilemário Alencar (PROS) apresentou nesta quinta-feira (25) requerimento convocando o diretor geral da empresa Locar Saneamento Ambiental, para explicar sobre a falta de regularidade na coleta de lixo nos bairros de Cuiabá e esclarecer denúncias veiculadas pela imprensa sobre as condições degradantes às quais os garis estão sendo submetidos.
“A cada dia que passa cresce o número de reclamações sobre a coleta de lixo. Tem bairros onde não passa o caminhão há dez dias, ficando lixo na frente de residências e comércios, provocando revolta da população. O que está acontecendo é um absurdo, pois a empresa Locar assinou, em janeiro, um contrato com a Prefeitura para receber neste ano quase R$ 40 milhões, mas a coleta de lixo piorou”, disse o vereador Dilemário ao justificar a convocação de Mauricio Lupino,&nbsp responsável pela empresa Locar.
O parlamentar também afirmou que o diretor precisa dar esclarecimentos acerca das denúncias veiculadas pela imprensa sobre a condições de trabalho degradantes às quais os garis estão sendo submetidos, como falta de equipamentos de proteção individual (EPI’s), jornadas excessivas, assédio moral, péssimas instalações na área de alimentação, banheiros e garagem da empresa, bem como a existência de vazamento de chorume que tem provocado contaminação e doenças nos trabalhadores, e uso de caminhões velhos e sucateados na coleta, o&nbsp que tem colocado em risco a vida dos garis.
“Essa empresa recebeu mais de R$ 7,3 milhões da prefeitura nos três primeiros meses deste ano. Porém, os garis estão trabalhando em número reduzido e em caminhões velhos, sem equipamentos de segurança, como luvas e botas. O pátio da empesa está totalmente insalubre, com a existência de chorume. Realmente as condições de trabalho são desumanas, como mostram vídeos exibidos pela imprensa e na rede social.&nbsp A Prefeitura, a Delegacia Regional do Trabalho e o Ministério Público do Trabalho têm que tomar uma atitude para socorrer esses trabalhadores que exercem um papel essencial para a nossa cidade”, disse Dilemário.
O vereador quer também que o representante da empresa Locar seja questionado sobre o descumprimento do contrato firmado com a Prefeitura de Cuiabá, quanto ao prazo de entrega de novos caminhões coletores e de barco coletor para limpeza fluvial do rio Cuiabá,&nbsp que deveria ter ocorrido no dia 22 de abril.
“É mais uma situação de total descompromisso dessa empresa. Agora a entrega dos caminhões novos foi prorrogada para o dia 03 de maio. Espero que não haja mais desculpas para a entrega dos caminhões e o começo da coleta fluvial no rio Cuiabá. Se houver outro atraso, vou denunciar ao Ministério Público e ao Tribunal de Contas que a Prefeitura de Cuiabá está sendo complacente com essa empresa, visto que é devido aos caminhões velhos que está ocorrendo atrasos na coleta de lixo e colocando em risco a vida dos garis”, pontuou Dilemário.
O representante da empresa Locar deverá ser sabatinado pelos vereadores no plenário da Câmara Municipal na próxima quinta-feira (02/05).
Gabriel Soares - Assessoria de Imprensa


Imprimir Voltar Compartilhar:  

0 Comentário(s)
Nenhum comentário ainda, seja o primeiro!
Edição impressa
imagem
os maiores eventos e coberturas

26/06 - Em cerimônia pontuada por bom gosto e emoção na Igreja Matriz, Thayara Rodrigues & Duan Pilonetto receberam a bênção matrimonial no último sábado, 22. Impecavelmente vestida pelo estilista mais famoso do Brasil, Lucas Anderi, a noiva emocionou os convidados logo antes da sua entrada com depoimento para o noivo. Já ele usava um terno Camargo, sendo que o estilista fez questão de colocá-lo em suas redes sociais. Com um flashmob feito pela Musique Casamentos, cantores e violinos surgiam entre os convidados enquanto as alianças eram conduzidas pela avó da noiva ao altar. Queima de fogos iluminaram a noite ao final da cerimônia religiosa. O salão do Centro de Eventos Primacredi foi transformado com suntuosa decoração por Anna Carolina para receber o em torno de 500 convidados para a celebração da boda. O buffet sempre agradável de Dulce Aguiar, (Roo) servia de volantes como as panelinhas quentes até um buffet de comida japonesa requintado, na ímpar noite que foi adoçada pelas receitas de Claudete Zandoná. A animação da festa ficou a cargo da Banda Bis de Cuiabá, além do receptivo da Musique com apresentação do Brass Live durante a festa que foi até as 6 da manhã. Um dos pontos altos da noite foi a surpresa feita pelos padrinhos que interromperam o final da apresentação dos noivos, surpreendendo com todas as músicas que os recém casados gostam e fazendo a festa já pegar fogo, mais uma das brilhantes ideias do Cerimonial Fabiano Fernandez que produziu e atendeu todo o evento com a mesma maestria de sempre, já conhecida e aprovada. Confira mais flashes by Marcello Holanda . Fotos oficiais Fares Rames.

Você é a favor ou contra a revitalização das Avenidas de Primavera?
A favor.
Contra.
Não tenho opinião formada sobre o assunto.