Quarta-feira, 02 de Abril de 2025
icon-weather   
DÓLAR R$ 5,70 | EURO R$ 6,19

02 de Abril de2025


Área Restrita

Educação Quarta-feira, 19 de Março de 2025, 09:44 - A | A

Quarta-feira, 19 de Março de 2025, 09h:44 - A | A

Sucesso no Agro com Educação Financeira

No agronegócio, assim como em qualquer outra atividade, planejamento é o princípio de tudo.

VILMAR KAIZER

VILMAR KAIZER - JORNALISTA - EDUCADOR FINANCEIRO

Falar de Educação Financeira no agronegócio é algo como “chover no molhado” ou ser redundante no assunto. Isso porque ninguém mais do que os produtores, sejam agrícolas ou pecuários, pequenos, médios ou grandes, sabem da importância se fazer a contas, seja no momento de comprar, plantar, colher estocar ou vender a produção.

✅ Clique aqui para seguir o canal do CliqueF5 no WhatsApp

Ao mesmo tempo, para quem pratica essa disciplina em um segmento que é há muitos anos e continuará ainda sendo protagonista da economia, fazer o dever de casa é antes de tudo sinônimo de sucesso na atividade.

Apesar dos impactos de mercado que influenciam diretamente no mercado, sobretudo com o sobe e desce do dólar, o que impacta nos insumos, mas saber realizar um planejamento adequado, mantendo um fluxo de caixa organizado e sabendo o momento certo de comprar e vender, é com certeza uma oportunidade indiscustível de crescimento.

Sobretudo o fluxo de caixa, sabendo fazer uma relação de entradas e saídas (ganhos/receitas/gastos/despesas) em determinado período, é o equivalente a um grande aspecto do planejamento financeiro e familiar, que serve para qualquer situação.

E no agronegócio essa sistemática é possível chegar à principal fase da Educação Financeira que é a da acumulação de capitais (quando já se aprendeu a controlar ganhos e gastos e já se estabeleceu uma quantia para investimentos, trabalhando e acumulando, seja em dinheiro ou em bens, recursos para a aposentadoria por exemplo.

No caso do agro a receita é certa: conhecer os valores e gastos ou despesas com sementes, fertilizantes, herbicidas e demais insumos, custos com maquinários, operadores, que são os custos fixos. Já os gastos variáveis muitas vezes surgem como imprevistos.

O ideal é registrar tudo. e para tanto, não importa em que lugar, se em um caderno, em uma planilha financeira ou com ajuda de um aplicativo que pode baixar no celular.

Disso vai depender ao agricultor saber sempre, se terá condições de honrar com seus compromissos financeiros. É pensar que, antes de qualquer investimento será necessário avaliar as condições da gestão financeira na propriedade, assim como em qualquer outro negócio. Afinal de contas esse é ‘agro’ negócio.

Comente esta notícia

Rua Rondonópolis - Centro - 91 - Primavera do Leste - MT

(66) 3498-1615

[email protected]