Terra
✅ Clique aqui para seguir o canal do CliqueF5 no WhatsApp
Foto-Estação da Notícia
O presidente norte-americano, Donald Trump, disse nesta segunda-feira, 14, que a China e o Vietnã estavam se reunindo para descobrir como prejudicar os Estados Unidos, mas que ele não os culpava por essas discussões. A fala foi feita em conversa com o presidente de El Salvador, Nayib Bukele, no Salão Oval da Casa Branca.
"Não culpo a China; não culpo o Vietnã. Vejo que eles estão se reunindo hoje... é uma reunião adorável. Uma reunião do tipo, tentando descobrir 'como vamos ferrar os Estados Unidos da América'", disse Trump.
O republicano afirmou que os dois países estariam buscando uma aliança com o mesmo intuito que, supostamente, a União Europeia buscava quando se estabeleceu: "prejudicar os EUA e o comércio", afirmou.
Trump se referia ao encontro que aconteceu também nesta segunda-feira, entre o presidente da China, Xi Jinping e o secretário-geral do Partido Comunista do Vietnã, To Lam. Na reunião, o chinês pediu para que os dois países juntassem forças para combater a "intimidação unilateral" criada por Trump e suas tarifas.
Já em sua reunião com Bukele, Trump falou sobre um outro importante assunto da sua gestão, além das tarifas: a deportação de imigrantes ilegais nos EUA. O republicano estabeleceu um acordo com o presidente de El Salvador para que o país receba os prisioneiros deportados, e, em troca vai ajudar na construção de novas prisões.
*com informações da Reuters
Fonte: Redação Terra