A praticamente uma semana das comemorações da Páscoa, além das celebrações religiosas, o cunho comercial dos festejos é algo que movimenta a economia.
A data reúne as famílias e é conhecida pelos presentes, principalmente ovos de páscoa e chocolate diversos. Mas também há quem dê outros presentes e tudo passa pelas relações de consumo comercial.
A esse respeito a Coordenadora do Procon de Primavera do Leste, Aline Crema Fossari, faz alguns alertas que visam beneficiar aos consumidores e também contribuir para as boas relações no comércio.
"Creio que antes de tudo a pessoa precisa avaliar de modo consciente, fazer um planejamento antes de ir às compras, ver o que pode gastar, independentemente da data, evitando agir por impulso", frisa ela.
Aline lembra que em todas as datas comemorativas as pessoas tendem a comprar mais pela "emoção", não fazem pesquisas de preços, não comparam e acabam comprando algo que não precisam, ou em maior quantidade do que o necessário.
"Ver as condições, analisar as promoções, condições do produto, data de validade e também lembrar que a compra física não tem direito à troca. Isso muitas vezes acontece aqui na cidade por questão de conveniência em alguns estabelecimentos, assim como as condicionais. Arrependimento e troca só se aplicam legalmente para compras on-line", explica.
É importante também pedir o cupom fiscal que é o documento para comprovar o local da compra caso haja algum problema, bem como sempre analisar os preços nas gôndolas, comparando aos 'na boca do caixa', que às vezes trazem diferenças no valor.
"Tomadas essas precauções, também procurar se antecipar às compras, pois a pessoa terá variedade maior e melhores opções de preços", destaca Aline Fossari.