- Lavínia Kaucz/Terra
-
O ministro Gilmar Mendes, do Supremo Tribunal Federal (STF), prestou solidariedade ao ministro Alexandre de Moraes, que vem sendo alvo de críticas de autoridades norte-americanas. Na rede social X, Gilmar disse que Moraes segue atuando com "ponderação e destemor" e "sem concessões a interesses".
"A autodeterminação dos povos - sem hierarquia ou submissão a qualquer Estado - é prevista pela Constituição de 1988 e representa um dos princípios que regem os ministros do STF na defesa dos direitos e garantias fundamentais", escreveu Gilmar.
"Imbuído deste espírito, o ministro Alexandre de Moraes, a quem presto solidariedade, segue atuando com ponderação e destemor para a salvaguarda da ordem constitucional brasileira, sem concessões a interesses que, sabemos, conflitam com as balizas traçadas por nossa Carta Magna", prosseguiu.
O Departamento de Estado dos Estados Unidos criticou nesta quarta-feira, 26, o bloqueio de redes sociais norte-americanas pelo Brasil, classificando as decisões como "censura".
O órgão, equivalente ao Ministério das Relações Exteriores, fez uma publicação no X afirmando que tais ações são "incompatíveis com os valores democráticos". A publicação foi compartilhada pela Embaixada dos Estados Unidos no Brasil.
Nesta quinta-feira, também o ministro Flávio Dino e próprio Alexandre de Moraes se manifestaram. Moraes afirmou que o Brasil "deixou de ser colônia em 7 de setembro de 1822".