O plano de desenvolvimento do turismo sustentável Rota Águas do Araguaia-MT está proposto no Projeto de Lei n° 927/2020, apresentado na terça-feira (27) pelo deputado estadual Dr. Eugênio (PSB). Planejar o turismo de maneira sustentável, em curto, médio e longo prazos, bem como propor ações de infraestrutura turística e a criação de novos atrativos, são os principais focos da medida.
O PL pretende apoiar a comercialização de produtos e serviços regionais em eventos de promoção e geradores de fluxo turístico, promovendo desenvolvimento do turismo sustentável da região do Vale do Araguaia em Mato Grosso, elaborar o plano de turismo sustentável rota Águas do Araguaia, que deve diagnosticar e apresentar resultados acerca da infraestrutura de turismo na região, fomentar o empreendedorismo local e a geração de emprego e renda.
Em justificativa, o deputado cita a importância do turismo. “Segundo a Organização Mundial de Turismo (OMT), é um fenômeno social que consiste no deslocamento voluntário e temporário de indivíduos ou grupo de pessoas, que por diferentes motivos se deslocam, gerando múltiplas inter-relações de importância social, cultural e econômica”, explica.
A região do Araguaia, que possui diversos atrativos turísticos, vai encontrar nas políticas de desenvolvimento do turismo um alicerce para expandir-se em todo o território nacional.