A Secretaria e Estado de Segurança Pública (Sesp-MT) deflagrou, na manhã desta quinta-feira (26.11), no município de Rondonópolis (212 km ao Sul de Cuiabá), a operação integrada "Ordem Pública". O foco da ação é a identificação de suspeitos de ilícitos criminais na cidade, principalmente o tráfico de drogas.
Já nas primeiras horas de atuação, 11 mandados de busca e apreensão e quatro mandados de prisões foram cumpridos. As ações policiais que estão sob a coordenação da Secretaria Adjunta de Integração Operacional da Sesp-MT se concentraram nas regiões periférica e central da cidade.
✅ Clique aqui para seguir o canal do CliqueF5 no WhatsApp
O delegado regional, Thiago Damasceno, destacou que a operação é importante já que os alvos são pessoas que já possuem passagem criminal. "O foco do trabalho realizado hoje é para a repressão ao tráfico de drogas, porte e posse de arma de fogo e organização criminosa", enfatizou.
Ainda segundo o delegado, na noite desta quarta-feira (25.11), no bairro Padre Rodolfo, quase 10 quilos de drogas foram apreendidos em uma ação conjunta com a Polícia Militar (PM-MT). Duas pessoas foram presas.
Ainda dentro da operação "Ordem Pública", as forças de segurança, em parceria com a prefeitura do município, realizam a pintura de muros de estabelecimentos diversos com referências a organizações criminosas.
"A operação já percorreu todas as outras 14 Regiões Integradas de Segurança Pública (Risp’s) e o município de Rondonópolis agora recebe esta importante ação. Nosso trabalho se baseou em levantar as informações das regiões com maior incidência de criminalidade e, posteriormente, iniciarmos a parte repressiva, que neste sentindo, engloba a pintura de cerca de 198 pontos de pichações com citação a organizações criminosas", frisou o comandante regional da Polícia Militar, coronel PM Wilker Soares Sodré.
Integram o efetivo composto para a operação os profissionais da Polícia Militar (PM-MT), Polícia Judiciária Civil (PJC), Corpo de Bombeiros Militar (CBM), Perícia Oficial e Identificação Técnica (Politec), Sistema Penitenciário, Centro Integrado de Operações Aéreas (Ciopaer) e as especializadas, Força Tática e Grupo de Operações Especiais (GOE).
Além de Rondonópolis, compõem a Região Integrada de Segurança Pública 4 as cidades de Jaciara, Tesouro, São José do Povo, Guiratinga, Pedra Preta, Dom Aquino, Itiquira, São Pedro da Cipa, Juscimeira, Alto Araguaia, Ponte Branca, Araguainha, Alto Taquari e Alto Garças.
Atendimento à imprensa
Os representantes das forças de segurança vão participar do lançamento da operação e atender à imprensa local às 14 horas, no estacionamento do Estádio Municipal Luthero Lopes.