16 de Setembro de2024


Área Restrita

CLIQUE GERAL Quarta-feira, 30 de Setembro de 2015, 00:00 - A | A

Quarta-feira, 30 de Setembro de 2015, 00h:00 - A | A

Outubro Rosa. Vamos aderir?

REDAÇÃO



 



A prevenção do câncer de mama é o foco da campanha Outubro Rosa, aderida internacionalmente por empresas e pessoas. Simbolizada pelo laço cor de rosa, a campanha ganha proporções maiores a cada ano que passa. A Vanguard Home pelo sexto ano e a Plaenge pelo quinto ano consecutivos apoiam a ação, que nesta quarta-feira (30.09), realiza sua abertura a partir das 19h30, com a iluminação da Igreja Nossa Senhora Auxiliadora na cor rosa, na Avenida 15 de Novembro, em Cuiabá.


 


Esta é a 6ª edição da campanha promovida pela MTmamma amigos do peito, a Associação de Apoio a Pessoas em Tratamento e Pós-tratamento do Câncer de Mama de Mato Grosso.  Com o tema "Depende de nós", mostra que todo mundo pode  contribuir ao incentivar o autoexame e a mamografia, exames que permitem o diagnóstico precoce do câncer de mama.


 


"A informação é a nossa grande arma para vencer esta batalha fazendo com que mulheres e homens não tenham medo de se tocar e fazer a mamografia. E, se encontrar algo diferente na mama, procurar o médico, imediatamente, para realizar os exames específicos", diz a presidente da MTmamma, Veralice Valéria.


 


Para o diretor regional da Plaenge, Rogério Iwankiw, todos nós temos uma parcela a contribuir. “Temos que participar, principalmente em ações tão valorosas e especiais como o Outubro Rosa. Entendemos que podemos somar à ação e despertar, em outras pessoas e entidades, a importância em contribuir com a campanha”, reforça.


 


O processo de conscientização e orientação para que homens e mulheres realizem o autoexame, façam visitas periódicas ao médico e realizem a mamografia, anualmente, a partir dos 40 anos, é um dos objetivo da Campanha que a MTmamma promove desde 2010.


 


O autoexame é estimulado pela associação porque é uma das maneiras para descobrir o nódulo no início, o que pode aumentar em mais de 90%  as chances de cura."O quanto antes o nódulo é descoberto, maior é a possibilidade de cura da neoplasia,  o sofrimento da mulher ou do homem é menor, reduzindo o risco de mutilação com a perda parcial ou total da mama e também é menor o custo para a saúde pública com a redução no tempo de tratamento", explicou o diretor clínico da MTmamma, Wilson Garcia.


 


De acordo com dados do Instituto Nacional do Câncer (Inca)  o câncer de mama é o mais comum entre as mulheres em todo o mundo, respondendo por 22% dos casos novos, a cada ano. No Brasil, as taxas de mortalidade por câncer de mama continuam elevadas, muito provavelmente porque a doença ainda é diagnosticada em estádios avançados. Na população mundial, a sobrevida média após cinco anos é de 61%. Relativamente raro antes dos 35 anos, acima desta faixa etária sua incidência cresce rápida e progressivamente.


 


Estatísticas indicam aumento de sua incidência tanto nos países desenvolvidos quanto nos em desenvolvimento. No Brasil, a estimativa do Inca é de 57.120 novos casos, entre 2014 e 2015.  Em Mato Grosso, devem ser registrados 610 novos casos,  470 deles em Cuiabá.


 


PROGRAMAÇÃO 6ª CAMPANHA OUTUBRO ROSA - 2015


 


30.09 – 19H30: Abertura da Campanha –Iluminação rosa Santuário N. Sª Auxiliadora.


01 a 31.10 - 10h às 22h: Bazar Beneficente da MTmamma - Pantanal Shopping


12.10 – 7H00 : Caminhada Amigos do Peito- Parque Mãe Bonifácia


23.10 - 8h às 17 h: MTmamma na praçaAlencastro 


14 de Novembro- 20h00 : 7ª MACARROmamma  - Cenarium Rural


 


*Palestras Educativas (conforme agendamento)


 


Com MTmamma


 



Comente esta notícia

Rua Rondonópolis - Centro - 91 - Primavera do Leste - MT

(66) 3498-1615

[email protected]