27 de Janeiro de2025


Área Restrita

Mato Grosso Domingo, 26 de Janeiro de 2025, 16:41 - A | A

Domingo, 26 de Janeiro de 2025, 16h:41 - A | A

Mato Grosso

Cavalaria da PM concilia atividade ostensiva e atendimentos sociais para população em MT

Governo MT - MT

O Regimento de Policiamento Montado da Polícia Militar de Mato Grosso, a Cavalaria, intensificou as suas ações ostensivas em 2024, ao mesmo tempo que esteve voltado para atendimentos sociais para a população.

De janeiro a dezembro do último ano, cerca de 490 quilos de entorpecentes foram apreendidos em ocorrências com atuações da Cavalaria, representando um aumento de mais de 800% em relação ao ano de 2023, quando 50 quilos de drogas foram apreendidas.

✅ Clique aqui para seguir o canal do CliqueF5 no WhatsApp

Em 2024, as equipes da Cavalaria estiveram à frente de 43 boletins de ocorrências, sendo 18 deles relacionados ao crime de tráfico de drogas. Entre as ações, destaca-se a apreensão de 200 quilos de entorpecentes, em Cuiabá, em agosto. As drogas foram encontradas depois de compartilhamento de informações com a Polícia Militar do Estado de Goiás.

No âmbito das ações ostensivas, os militares da Cavalaria prenderam 67 criminosos em flagrante, sendo 21 foragidos da Justiça com mandados de prisão em aberto, incluindo criminosos procurados em outros Estados. O número representa um aumento de 90% em relação a 2023, quando 11 foragidos foram detidos.

Além disso, os policiais da unidade apreenderam oito armas de fogo, sete simulacros de armas e 10 veículos irregulares, além de recuperar sete carros com queixa de roubos e furtos.

“Em 2024, conseguimos potencializar ainda mais a Cavalaria em sua ostensividade para o combate ao crime. Estivemos presentes em diversas operações e eventos, trazendo ainda mais uma força combativa para repressão ao tráfico de drogas e outros crimes, dando ao cidadão de bem toda a segurança necessária para ir e vir com liberdade”, afirma o comandante da Cavalaria, tenente-coronel Walmir Barros Rocha.

Projetos sociais

A Cavalaria da Polícia Militar também se destaca pelo atendimento social à população, com projetos voltados para cidadãos de todas as idades. Em 2024, foram realizados mais de 5,5 mil atendimentos com projetos de equoterapia, equitação e visitas a instituições sociais.

Na Equoterapia, foram realizados 2.640 atendimentos neste ano. O projeto é voltado para crianças e adolescentes com deficiências, a partir de 5 anos, e em situação de vulnerabilidade social. Também promove a inclusão social e qualidade de vida, com uso de cavalos treinados especialmente para a prática, além de contar com o apoio de uma equipe multidisciplinar.

No mesmo espaço, a equipe da Cavalaria oferece uma escolinha de equitação para crianças e adolescentes. Neste projeto, foram realizadas mais de 2.850 aulas, que promovem a inclusão e desenvolvimento do fortalecimento muscular, a melhoria da postura e momentos de lazer e descontração por meio dos benefícios da prática do esporte.

As equipes da Cavalaria também realizou visitas solidárias para pacientes do Hospital de Câncer e do Abrigo Bom Jesus, promovendo momentos de descontração e alegria.

O comandante da Cavalaria destaca que os atendimentos sociais são parte da doutrina da Cavalaria e demonstram a confiança da população para receber a Polícia Militar.

“Temos equipes policiais e cavalos voltados especialmente para o atendimento social ao público. É gratificante ver o resultado positivo de nossas ações em todos os nossos núcleos e saber que estamos fazendo o bem para outras pessoas, desde o combate ao crime e também com atenção especial dentro de nossos programas e visitas, fazendo o acolhimento para aqueles que tanto precisam”, finaliza o tenente-coronel Rocha.

Fonte: Governo MT - MT

Comente esta notícia

Rua Rondonópolis - Centro - 91 - Primavera do Leste - MT

(66) 3498-1615

[email protected]