18 de Setembro de2024


Área Restrita

Mais lidas de Mato Grosso Sexta-feira, 11 de Dezembro de 2015, 00:00 - A | A

Sexta-feira, 11 de Dezembro de 2015, 00h:00 - A | A

PUNIÇÃO EXEMPLAR

Zaque destaca prisão de Silval como um dos maiores feitos da Segurança Pública em 2015

MAX AGUIAR

“A prisão do ex-governador Silval Barbosa foi a mais importante de 2015”, avaliou o secretário de Estado de Segurança Pública Mauro Zaque, em entrevista coletiva na manhã desta sexta-feira (11), em Cuiabá.


 

✅ Clique aqui para seguir o canal do CliqueF5 no WhatsApp


Não descartando e nem deixando de lado as outras grandes operações da Polícia Militar e da Polícia Civil, Zaque agradeceu e elogiou a equipe da Delegacia de Combate à Corrupção pela "Operação Karcharias", que levou à prisão o ex- governador e dois de seus ex-secretários.


 



Arthur Santos da Silva / Olhar Direto


Silval Barbosa - depoimento na Defaz - prisão

Prisão do ex-governador Silval Barbosa é apontada por Mauro Zaque como um dos maiores feitos da Segurança em 2015



“Não podemos deixar de lado o grande trabalho realizado durante todo o ano, porém uma das prisões que mais me satisfez foi sim a do ex-governador. Quem desvia dinheiro do Estado e dos cofres públicos tem que ser penalizado. O dinheiro desviado é uma parte do prejuízo que a corrupção causa. O que se deixa de ganhar e investir com atos de corrupção é maior do que mensuramos”, disse o secretário.


 


Na ação que levou à prisão do ex-governador, também foram detidos os ex-secretários Pedro Nadaf e Marcel de Cursi. Os crimes de desvios financeiros através de incentivos fiscais e extorsão foram apenas a ponta do iceberg para as investigações policiais. O trio preso pela Polícia Civil está encarcerados no Centro de Custódia de Cuiabá há quase 3 meses.


 


Zaque frisou que as investigações que levaram à cadeia pessoas ilustres do estado devem servir de exemplos para todos, uma marca de que o crime não passará impune.


 


“Eu falo e reintero: as pessoas processadas e que respondem por ato de corrupção devem ser exemplarmente punidas. Elas acabam com o futuro do Estado, com o investimento na escola e na Segurança. As polícias estão trabalhando e novas operações podem vir por aí. Havendo provas e elementos jurídicos concretos, iremos investigar. Não investigamos pessoas, investigamos fatos”, garantiu o secretário.



Marcos Lopes/HiperNotícias


promotor/Patrimônio Público/Mauro Zaque/operação aprendiz

"Pessoas processadas e que respondem por ato de corrupção devem ser exemplarmente punidas", defende Zaque



OPERAÇÃO


Na decisão em que decretou a prisão preventiva de Silval Barbosa, a juíza Selma Rosane Santos Arruda, com base nos elementos colhidos pela investigação policial, descreveu o ex-governador como chefe de uma organização criminosa que cometia fraudes na concessão de incentivos fiscais pois ele era "o único que tinha o poder legal de conceder, mediante decreto legislativo, os incentivos fiscais referidos na lei". 


 


O ex-governador Silval Barbosa é réu em processo decorrente da "Operação Sodoma", um braço da "Operação Karcharias", e responde pelos crimes de formação de organização criminosa, concussão e lavagem de dinheiro.


Comente esta notícia

Rua Rondonópolis - Centro - 91 - Primavera do Leste - MT

(66) 3498-1615

[email protected]