19 de Setembro de2024


Área Restrita

Mais lidas de Mato Grosso Segunda-feira, 05 de Outubro de 2015, 00:00 - A | A

Segunda-feira, 05 de Outubro de 2015, 00h:00 - A | A

Saúde faz campanha na região do Tijucal para atualizar vacinas de crianças até cinco anos incompletos

REDAÇÃO

Funcionários da Policlínica do Verdão estão realizando nesta segunda-feira  (5), o 1º Saúde é Vida.  O evento tem por objetivo informar e orientar a população sobre a  forma de funcionamento da unidade, por meio de palestras, brincadeiras lúdicas e sorteio de brindes.


 

✅ Clique aqui para seguir o canal do CliqueF5 no WhatsApp


A coordenadora da unidade, Marilu Santana explicou que esse tipo de orientação à população já é feito rotineiramente na Policlínica. “Ao definirmos uma programação nesse sentido, estamos dando ênfase a essas informações, em especial aos serviços que são ofertados na unidade, quais as especialidades oferecidas e a forma de atendimento, não por ordem de chegada e sim por agendamento, no setor ambulatorial e por meio do acolhimento com classificação de risco, no setor de pronto atendimento”.


 


A Policlínica do Verdão, localizada na Regional Oeste, atende a 24 bairros de Cuiabá, mais uma parte significativa da população de Várzea Grande.


Segundo a coordenadora, a unidade recebe em média, 280 a 300 pessoas por dia. “Desse total de 40% a 60%, dependendo do dia, são moradores de Várzea Grande”, explicou.


 


A unidade possui um setor ambulatorial (de consultórios), com horários marcados de atendimento nas especialidades de ginecologia, dermatologia, ortopedia, fonoaudióloga e psicologia e o Pronto Atendimento de Urgência e Emergência (clinica geral e politraumatizados), 24 horas por dia, na modalidade “porta aberta”.


 


Além disso, a unidade oferece também orientações sobre Planejamento Familiar, inclusive com a especialidade de urologia e, um Centro de Reabilitação.


 


Mais de 200 profissionais da área médica trabalham na unidade.


 


Programação


 


Nesta segunda-feira, a programação do Saúde é Vida teve início às 10 horas da manhã. A coordenadora da unidade, Marilu Santana e a responsável técnica, Karine Manfrim, fizeram a abertura do evento. Logo depois, profissionais da área médica falaram sobre temas como Níveis de Atenção, Primária, Secundária e Terciária; Acolhimento e Classificação de Risco; Hipertensão arterial; Postura e Serviços relacionados a fisioterapia; Classificação vermelha e o  Atendimento em Box de Emergência. No período da manhã, houve ainda uma apresentação teatral abordando o atendimento de enfermagem.


 


No período da tarde, as palestras  abordaram outros temas como A importância no preparo da medicação; Aleitamento materno; Diarréia na Infância; Hepatites B e C; Diabetes; O atendimento de enfermagem; Cuidados em relação a Dengue; Funcionamento do setor ambulatorial,  Tuberculose e hanseníase e HIV.


 


O SUS


 


O Sistema Único de Saúde (SUS) criado em 1990 é composto por diferentes segmentos que têm por finalidade promover a saúde e melhorar a qualidade de vida da população.


 


O SUS é um sistema público, organizado, orientado e disponível para qualquer tipo de pessoa, sendo proibida a cobrança pelo atendimento, sob qualquer circunstância


 


O SUS é responsável por todos os cuidados na área de saúde desde consultas, até garantia de vacinas, atenção às mulheres, crianças e idosos, realizando assim, todas as ações necessárias para proteção e saúde de todos.


 


Os serviços disponibilizados pelo Sistema Único de Saúde são financiados pela população brasileira, quando efetuam o pagamento de impostos e contribuições sociais.


 


A população pode participar da gestão do SUS, através dos Conselhos de Saúde, opinando e propondo melhorias para aperfeiçoar o funcionamento dos serviços de saúde prestados pelo SUS.


 


Várias unidades interligadas compõe o SUS são elas os postos de saúde onde todos procuram atendimento diretamente, e também estabelecimentos que ofertam serviços mais complexos como policlínicas e hospitais e, ainda, para os casos de urgência e emergência, existem os pronto-socorros.


 


Policlínicas


 


As policlínicas são unidades de referência de Atenção Secundária para atendimentos ambulatoriais especializados. Nessas unidades, equipes multiprofissionais realizam consultas especializadas, procedimentos e exames. Hoje, em Cuiabá existem cinco  policlínicas.


 


Para conseguir atendimento nas policlínicas, o cidadão deve procurar a unidade básica de saúde mais próxima da sua residência e, caso seja necessário, o clínico encaminhará para a consulta com o especialista. O acesso às policlínicas é feito a partir do Sistema de Regulação (Sisreg).


 


Serviços oferecidos


 


Cada policlínica oferece um conjunto de especialidades médicas nas áreas de ginecologia, cardiologia, dermatologia, endocrinologia, ortopedia, pneumologia e, otorrinolaringologia.


 


Além disso, algumas unidades possuem outros profissionais de nível superior em áreas como nutrição, enfermagem, psicologia, fonoaudiologia, terapia ocupacional e fisioterapia.


 


Na policlínica são realizadas pequenas cirurgias, é dado suporte diagnóstico e terapêutico e ainda práticas orientações sobre pátricas integrativas e complementares e atendimento odontológico especializado (CEO's).


Comente esta notícia

Rua Rondonópolis - Centro - 91 - Primavera do Leste - MT

(66) 3498-1615

[email protected]