A rotina de trabalho da Unidade Básica de Saúde ‘Manoel Bernardo de Barros’ do bairro Unipark, no Cristo Rei, em Várzea Grande foi diferente. Uma palestra sobre formas de prevenção, diagnóstico, tratamento e cuidados com o câncer de mama com o tema “Mulher de atitude previne o câncer” ministrada por acadêmicos de Enfermagem do Instituto de Ensino Superior (IES/MT) foi a atividade de abertura da Campanha Outubro Rosa, na manhã desta sexta-feira (2).
✅ Clique aqui para seguir o canal do CliqueF5 no WhatsApp
Assessoria
A programação de palestras com temas voltados à Saúde da Mulher continua. Para o dia 8, o tema escolhido para o debate foi sobre o câncer do colo de útero e a importância da realização do exame preventivo. No dia 15 a importância do autoexame na prevenção do câncer de mama volta a ser abordado. No dia 22, o tema será a violência contra a mulher, um assunto de grande interesse já que o número de casos vem aumentando nos bairros de Várzea Grande. No encerramento das atividades da Campanha Outubro Rosa o tema abordado será a endometriose, uma doença feminina caracterizada pelo crescimento de tecido endometrial fora do útero.
“Resolvemos programar palestras com temas variados. Porém, todos voltados à saúde da mulher. Quanto mais levamos informações para esse público, maiores são as chances de alcançarmos um quadro de saúde de qualidade e eficiência no atendimento”, disse a enfermeira da Unidade de Saúde do Bairro Unipark da Secretaria Municipal de Saúde de Várzea Grande, Conceição de Paula Silva. “As palestras serão sempre no período da manhã, a partir das 8 horas”, informou.
Além das palestras, durante todo o mês de outubro ações de intensificação serão realizadas com o objetivo de despertar à atenção da população para a importância do autoexame, detecção precoce da doença, tratamento e cura do câncer de mama. Consultas com médicos especialistas, solicitação de mamografia, coleta de material para o exame preventivo (CCO), rastreamento de câncer de mama e trabalhos de Educação em Saúde, serão algumas das atividades programadas pela Unidade.
“Cada Unidade de Saúde do Município foi estimulada a elaborar sua programação de acordo com sua demanda local. A nossa recomendação é que as mulheres façam os exames clínicos rotineiros capazes de detectarem a presença ou não de nódulos nos seios, mesmo que sejam pequenos ou indolores. Quanto mais rápida a detecção, maiores são as chances de cura”, disse a enfermeira responsável pela Área Técnica da Saúde da Mulher da Secretaria Municipal de Saúde de Várzea Grande, Juselly Lima.
O câncer de mama pode ser percebido pela mulher como um caroço acompanhado ou não de dor. A pele da mama pode ficar vermelha ou parecida com uma casca de laranja ou surgirem alterações no bico do seio/mamilo. “Conhecer o que é normal em suas mamas e ficar atenta para eventuais alterações é primordial e a mulher deve ficar atenta. Se observar alguma alteração, deve procurar imediatamente um médico”, alerta Conceição Silva.
O Hospital e Pronto Socorro Municipal também preparou uma programação especial. A abertura da Campanha Outubro Rosa será hoje (2), a partir das 15 horas, com a presença de autoridades, e haverá palestras com mastologista, além de distribuição de laços símbolo da Campanha. No decorrer do mês de outubro, o tema câncer de mama será intensificado entre os profissionais e usuários que passam pela Unidade. Distribuição de materiais informativos e palestras são algumas das atividades.