19 de Setembro de2024


Área Restrita

CLIQUE GERAL Domingo, 04 de Outubro de 2015, 00:00 - A | A

Domingo, 04 de Outubro de 2015, 00h:00 - A | A

ROMANCE HOMOSSEXUAL

Cuiabanos lançam filme sobre romance lésbico nesta quarta-feira

REDAÇÃO

O não-dito que transborda, o gesto que tenta domar a inquietude em um conturbado relacionamento de seis anos que tenta resistir. O curta-metragem “Se acaso a tempestade fosse nossa amiga, eu me casaria com você”, dos diretores e roteiristas Felippy Damian e Wuldson Marcelo, traz o casal de namoradas Bárbara e Karina em um dia submerso de delicadezas, discussões e silêncios.


 

✅ Clique aqui para seguir o canal do CliqueF5 no WhatsApp


A estreia está agendada para a próxima quarta-feira (07), no Cineclube Inca, no Museu da Imagem e do Som de Cuiabá (Misc). A entrada é gratuita e as sessões iniciam às 19h30.


 



Reprodução


filme lançamento - cuiabanos

Com 20 minutos de duração, o curta foi gravado em fevereiro de 2015, e é uma produção independente que tem como realizadores o ajuntamento Miraluz Filmes. O roteiro e a direção são da parceria entre Felippy Damian e Wuldson Marcelo. Na atuação estão Juane Mesquita, como Bárbara, Thaísa Soares, como Karina, e Anne Queiroz, como Paloma. Já produção e direção de arte são assinadas por cinco membros da equipe: Ângela Coradini, Thaísa Soares, Felippy Damain, Wuldson Marcelo e Rafael Monteiro, que também faz a direção de fotografia. 


 


O curta


Com roteiro escrito em 2014, baseado em poesia homônima, o curta joga com investigações íntimas e naturalidade, contando uma história de amor em seus derradeiros momentos de tempestade. “A ideia de que o silêncio e as pausas deveriam conter um universo de coisas sempre esteve presente na feitura, e acredito que conseguimos transmitir isso, com os planos adotados, a sensação de se estar próximo ao desdobrar de uma crise conjugal”, comenta Wuldson.


 



Reprodução


filme lançamento - cuiabanos

 



Outro ponto expressivo que o curta propunha é o desafio da abordagem da linguagem audiovisual de modo diferente. “Se acaso tem uma forma que valoriza mais o texto e atuação, diferente daquela que eu já tenho feito. O filme tem um tempo diferente, um ritmo que vai sendo ditado pelos afagos e atritos do roteiro, há possibilidades de experimentar”, explica Felippy.


 


Na vivencia de Karina, a atriz Thaísa Soares, que também contribui na produção e direção de arte, lembra que no processo, procurou desenvolver a personagem no contato com o roteiro. “O texto é bastante denso e complexo, uma história contada nas entrelinhas, nos não ditos. A partir disso pensei as possibilidades de experiência e de como seriam palavras e as ausências no corpo”, descreve.


 


Além de concentrar uma equipe toda cuiabana, o curta conta com duas músicas autorais, compostas e gravadas exclusivamente para a produção. “Se acaso a tempestade” tem como letra o poema homônimo que inspira o filme e é interpretada por Anne Queiroz. Já “Sala de Espera”, também com letra baseada em poema, tem como intérprete Theodora Charbel.


 


Miraluz Films


A Miraluz Films se descreve como um ajuntamento de gente-amiga querendo produzir audiovisual, cada um com seu olhar e sua potência. O grupo lançou, há dois meses, o curta “Primeira Morte de Pedro”, também no Cineclube Inca, e pretende estrear ainda outra produção até o final de 2015.


 


Ficha técnica


Direção: Felippy Damian e Wuldson Marcelo


Roteiro: Wuldson Marcelo e Felippy Damian


Produção: Ângela Coradini, Felippy Damian, Rafael Monteiro, Thaísa Soares e Wuldson Marcelo


Direção de Fotografia: Rafael Monteiro


Direção de Arte: Ângela Coradini, Felippy Damian, Rafael Monteiro, Thaísa Soares e Wuldson Marcelo


Elenco: Thaísa Soares, Juane Mesquita e Anne Queiroz


Assistente de direção: Thiago Costa


Argumento: Wuldson Marcelo


Som Direto: Willian Monteiro e Jonathan César


Edição: Rama Chandra


Figurino: Thaísa Soares, Juane Mesquita, Anne Queiroz e Lucas Lemos


Maquiagem: Anne Queiroz


Making of: Juliana Segóvia e Ângela Coradini


Finalização: Vino Cabral


Mixagem de som: Yuri Kopcak


 


Serviço


Lançamento do curta-metragem


“Se acaso a tempestade fosse nossa amiga eu me casaria como você”


Data: 07 de outubro, às 19h30


Local: Cineclube INCA (MISC)


Entrada gratuita


Comente esta notícia

Rua Rondonópolis - Centro - 91 - Primavera do Leste - MT

(66) 3498-1615

[email protected]