Você se apaixonou por aquele sapato, procurou em todas as franquias da marca, mas o último par era aquele mesmo: um número a menos do que costuma calçar. Provou de novo e se convenceu de que ele lassearia em casa, mas isso não aconteceu.
Tragédia? Nem tanto. Segundo Eduardo Iscaro, produtor de moda do e-commerce especializado em sapatos Passarela.com, algumas técnicas caseiras podem ajudar nesta missão.
Se a compra ainda não foi feita e você está apenas paquerando o sapato, o especialista indica o fim da tarde como o melhor horário para comprar sapatos. "É o horário em que os pés costumam estar mais inchados", explica. Outro conselho é sempre provar os dois pés antes de levar: "Todos nós temos uma diferença de um pé para o outro e se tiver calos, também é importante prestar atenção onde eles aparecem e comprar calçados que não causem atrito nesses pontos."
Outra opção é recorrer à ajuda profissional. Algumas sapatarias contam com alternativas: "Temos um equipamento que se ajusta no calçado independente de sua numeração, para ceder o couro no sentido do seu comprimento, ou da sua largura, ou ainda no peito do pé. Em todos esses casos usamos um produto para amolecer o couro e facilitar a sua mobilidade", explica Nadir Felício, da rede Sapataria do Futuro.
Quer tentar em casa? Veja os conselhos de Iscaro:
1. COM JORNAL
Pode ser usado em qualquer material, mas é preciso cuidado com a camurça, para não pingar álcool ou água e manchá-la. "Umedeça o jornal com água ou álcool (melhor resultado obtido com álcool) e coloque dentro do calçado apertando bem dentro do sapato. Depois que o álcool evaporar totalmente o jornal se expande e lasseia o sapato." É importante ressaltar que, dependendo da cor do forro do sapato, este método pode manchar. Funciona melhor para sapatos com forros escuros.
2. COM SECADOR
Indicado para sapatos de couro ou camurça, deve ser usado com cautela em sapatos de couro sintético. "Calce o sapato apertado (se possível com uma meia mais grossa) e esquente com um secador. Fique com o sapato por 30 minutos e, se achar necessário, aqueça-o outras vezes durante o período. O calor ajuda a dilatar o couro. Depois de ter feito isso, pode tirar a meia e calçá-lo novamente. Ele irá retrair, porém pegará o formato do seu pé." Lembre-se de não aproximar muito o secador do sapato.
3. COM HIDRATANTE
"Espalhe bastante hidratante nos pés, calce os sapatos e ande um pouco com eles. Se já quiser sair de casa com o calçado, leve um pouco de hidratante com você, já que ao longo do dia o creme secará e o sapato voltará a apertar. Demora uns dois ou três dias para o sapato ceder totalmente e pegar o formato dos pés."
4. COM GELO
Indicado para couro e couro sintético, mas não para camurça, que pode manchar. "Encha um saquinho com água e amarre bem. Então coloque o saquinho cheio de água dentro do calçado, observando se o saquinho ocupou todo o espaço interno do sapato. Leve o calçado com o saquinho de água para o congelador e deixe por pelo menos 24 horas. A água, depois de congelada, expande e força o couro, o alargando. Quando for tirar, cuidado para não deixar cair água ou derreter totalmente o gelo para não estragar a parte interna do calçado."
FONTE: Mirella Mentone