Timidez é um problema de segurança emocional, mas pode ser vencida com a percepção de que o mundo não é o inimigo. Psicoterapeuta Maura de Albanesi dá essa e outras dicas.
A timidez é um problema sério, faz a gente ficar vermelho, se enrolar em situações que nos complicam posteriormente, aumentando ainda mais nossa insegurança. Embora não seja considerada uma doença, sob o ponto de vista clínico, a timidez é um problema de segurança emocional. Para enfrentar os problemas, a psicoterapeuta e líder-coach Maura de Albanesi dá cinco dicas de fácil execução:
1. O mundo não é seu inimigo
"A primeira coisa que se deve fazer é entender que o mundo não é seu inimigo. Por mais que você ache que sim, as pessoas não estão ali para te atacar ou ridicularizar. Elas buscam trocas."
2. Você não é o centro das atenções!
"Inconscientemente, todo tímido é orgulhoso e acha que, assim que ele adentrar um lugar, todos vão parar o que estão fazendo e olhar para ele. Isso não acontece! Relaxe!"
3. Não exija ser perfeito!
"Você não precisa ser o melhor, basta ser você mesmo, o que já é excepcionalmente incrível."
4. Respeite as diferenças!
"Ser igual a todo mundo é chato. Normalmente o tímido se espelha em quem quer ser. E isso não gera o menor interesse. O belo da vida e das pessoas são as características individualizadas."
5. Permita-se falar a primeira coisa que lhe vier à mente.
"Quanto menos você pensar nas reações dos outros, melhor. Até porque elas são meras invenções da sua cabeça."
Fonte: Maura de Albanesi é mestranda em Psicologia e Religião pela PUCSP, Pós-Graduada em Psicoterapia Corporal, Terapia de Vivências Passadas (TVP), Terapia Artística, Psicoterapia Transpessoal e Formação Biográfica Antroposófica, atua com o ser humano há mais de 30 anos.