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Sábado, 09 de Setembro de 2017, 09h:46

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Tarifa da água sofre reajuste de 10,81% em Primavera do Leste

Esta é a segunda vez, em 2017, que há aumento na conta de água em PVA


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Ítalo Berto

O ex-prefeito Getúlio Gonçalves Viana autorizou, na última terça-feira (5), aumento de 11,68% na tarifa de serviços de abastecimento de água e de esgotamento sanitário, realizado pela empresa Nascentes do Xingú (Águas de Primavera). Porém, a concessionária vai repassar para o consumidor apenas 10,81%, percentual que deve refletir no valor da próxima fatura. Ao todo, o consumidor tem um reajuste de 23,03% em menos de um ano

De fevereiro a maio deste ano os primaverenses também pagaram um acréscimo de 12,22%, gradativamente, referente ao Índice Geral de Preços do Mercado (IGP-M) de 2015/2016. Agora o aumento é indicativo ao IGP-M do período de 2016/2017.

No mês de agosto a concessionário Águas de Primavera havia divulgado uma nota informando um decréscimo de 0,78%, o que reduziria R$ 0,02 por metros cúbicos, que passaria de R$ 2,57 para R$ 2,55. De acordo com a assessoria de imprensa da empresa, essa redução não será mais repassada ao consumidor dessa forma, porém será abatida nos 11,68% autorizados pelo ex-gestor, e por isso o aumento será de 10,81%. Agora, o preço do metro cúbico consumido de água tratada em Primavera do Leste passa a custar R$ 2,85.

Sobre os dois reajustes no mesmo ano, conforme o decreto, o acréscimo referente ao período de 2015/2016 não havia sido autorizado, por que o decreto do Poder Legislativo 235/2015 derrubou o reajuste que havia sido autorizado por meio do Decreto do Executivo 1.525. O percentual de 12,22% foi autorizado somente em dezembro de 2016, quando o ex-prefeito Érico Piana decretou o acréscimo no último Diário Oficial de Primavera do Leste (Dioprima) de 2016 e também o último da gestão dele.

A tarifa dos serviços de água e esgoto em Primavera do Leste é reajustada anualmente, de acordo com o IGP-M, conforme estabelecido em Contrato de Concessão.

A concessionária afirma que nos últimos anos, Primavera do Leste deu um salto em qualidade de vida devido aos investimentos para ampliação dos serviços de coleta e tratamento de esgoto. Atualmente, 100% da área urbana é atendida com água tratada e 72% da população tem acesso ao esgotamento sanitário. Estes avanços colocam Primavera do Leste em destaque entre as cidades brasileiras. O município conta com altos Índices de Desenvolvimento Humano e Social (IDH) e já sente a redução de doenças causadas pela falta de saneamento básico.

Em 2016, o município foi destaque na Revista Exame como uma das melhores cidades para se fazer negócio, que considerou entre outros índices a segurança no abastecimento e o acesso a rede de coleta e tratamento de esgoto.

PORQUE PAGAR CONTA DE ÁGUA?

Conforme a assessoria da Nascentes do Xingu, a água fornecida não é cobrada, mas o procedimento utilizado para realizar o tratamento do produto e a distribuição, para que chegue na casa do consumidor com a maior qualidade possível, conforme as exigências da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).

 

A mesma explicação foi dada para a coleta e tratamento de esgoto sanitário. A empresa tem gastos para a realização do serviço, por isso existe a cobrança do consumidor. O pagamento possibilita a remuneração do capital investido pela concessionária para prestar o serviço e manter a manutenção com equilíbrio econômico.

 

Nota da Concessionária na Íntegra

 

A Águas de Primavera comunica que, conforme publicação do Decreto nº 1.672, a concessionária foi autorizada a aplicar o reajuste de 11,68% sob a Tarifa Referencial de Água (TRA). Este reajuste é referente ao ano de 2015 e aguardava autorização judicial para ser aplicado.

Porém, como foi constatado a ocorrência de deflação tarifária no período de 2016 a 2017, o reajuste será menor, no valor de 10,81%. Sendo assim, o valor da tarifa de água no município passa de R$ 2,57 para R$ 2,85 por m³ consumido. Conforme decreto, a medida resguarda o equilíbrio econômico-financeiro do contrato de concessão e garante os investimentos para as constantes melhorias nos serviços prestados.

Trabalhando sempre em parceria com a comunidade, a Águas de Primavera fica à disposição de todos para sanar quaisquer dúvidas na Central de Atendimento ao Usuário, no endereço Rua Londrina, 249 e no telefone 3498 2221 e celular de plantão 99913 3829.

1 Comentário(s)
Parabéns, ah não temos primafest, pro povo besta esquecer que o ex prefeito é do povo. kkkkkkkkkkkk bando de hipócritas enquanto eles estão la de boa estão metendo o terror nos moradores de pva, Olha os tipos de pessoas que estão a frente das secretárias. por vafor, cada indicação que ta louco, vão acabar com primavera
enviado por: Cidadão em 08/09/2017 às 15:49:57
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O que você acha que deve ser feito com os carrinhos de lanche em PVA?
Devem ser retirados das avenidas!
Devem permanecer onde estão!
Devem ficar todos na Praça de Eventos!
Devem ser realocados para as praças da cidade!