TECNOLOGIA /

Quarta-feira, 07 de Fevereiro de 2018, 07h:00

A | A | A

Veículo pode revolucionar a forma de se locomover pela cidade

O C-1 é um híbrido de motocicleta a carro de passeio que poderia garantir cidades mais limpas


Imagem de Capa
SHOWMETECH

A necessidade de criar maneiras mais eficientes de se locomover também inspira inventores a encontrar novas soluções para a questão. Uma startup de São Francisco desenvolveu um carro que pode ser um divisor de águas para a indústria automobilística. O C-1 é um híbrido de motocicleta a carro de passeio que poderia garantir cidades mais limpas e silenciosas se fosse adotado em larga escala. O anúncio foi feito em 2012, porém, o veículo ainda não foi lançado, mas encontra-se disponível à venda no site da empresa.

Concebido pela Lit Motors Inc. – uma empresa californiana que desenha carros inovadores e com perfil verde – a principal vantagem do C-1 está no fato de proporcionar a segurança de um carro com a agilidade da motocicleta e — ainda mais importante — a um baixo custo de manutenção. Por se tratar de um veículo elétrico os custos de deslocamento são irrisórios.

Com capacidade para transportar até 2 pessoas, o C-1 foi projetado para não cair (até mesmo quando abalroado ou parado). Isso é possível graças a um sistema de giroscópios eletronicamente controlados, que comandam a direção e motores nas rodas com potência de 40W. O veículo pode atingir impressionantes 190 km por hora, oferecendo uma autonomia que varia entre 240 km a 350 km.

Suas baterias necessitam de 6 horas para recarregar, o que não parece ser um inconveniente para o uso diário. O C-1 também tem compatibilidade com diversas tecnologias de informação wireless, úteis ao condutor, como dados sobre o tráfego e condições climáticas. Outro detalhe importante está no fato do veículo também dar ré, o que melhora significativa o conforto na hora de dirigir o veículo em áreas de manobra, como estacionamentos.

O CEO fundador da Lit Motors, Daniel Kim, não anunciou a data oficial do início da comercialização do C-1, mas a empresa já está aceitando pedidos antecipados. Segundo a última estimativa pública de preços, o veículo custaria cerca de 24 mil dólares (quase 100 mil reais). Com um preço meio salgado, o C-1 não será popularizado tão cedo, seu visual estiloso e hi-tech é uma bela inspiração para um futuro mais móvel.

DA REDAÇÃO/ TJMT

 

 

0 Comentário(s)
Nenhum comentário ainda, seja o primeiro!
Edição impressa
imagem
os maiores eventos e coberturas

21/05 - Na noite do último sábado, 19, os holofotes estavam voltados para o casal Rosi e Moacir Quaini que celebrou 30 anos de união com pomposa festa, no centro de eventos Primacredi. A romântica história de amor que teve inicio em 1988, na Catedral do Divino Espirito Santo, em Cruz Alta- RS, foi reafirmada, dessa fez com a presença dos frutos da união, os filhos Leonardo e Letícia Quaini. Há cerca de aproximadamente um ano juntamente com a cerimonialista Sibeli Salvatori os noivos começaram a organizar a noite que será eternizada para sempre. Profissionais de mão cheia foram convocados para a suntuosa comemoração. A décor Silvânia Costa traduziu toda a magnitude da celebração nos detalhes da imponente decoração em tons de branco, verde e champanhe. O buffet foi assinado pela requisitada Mirian Avila, e o repertório musical ficou por conta da banda Comunicasom que animou os convidados até altas horas da matina. Os filhos Letícia e Leonardo não conteram as lágrimas ao proferirem homenagem aos pais expressando todo amor, carinho e gratidão ao voltarem ao tempo e relembrar, como a união pautada no amor e cumplicidade vence os desafios do tempo. A bênção de renovação dos votos de amor e fidelidade foi ministrada pelo frei Constantino e testemunhada por em torno de 250 convidados que celebraram o momento ímpar com a família que esbanjou felicidade do começo ao fim da noite. As fotos oficiais foram registradas pelas criteriosas lentes do cuidadoso e atento fotógrafo Marcello Holanda. Nossa coluna hoje é exclusiva em homenagem a badalada Bodas de pérola e destaca momentos de emoção dos queridos Rosi e Moacir Quaini que distribuíram abraços e sorrisos durante toda a comemoração. Confiram!

Você é a favor ou contra a revitalização das Avenidas de Primavera?
A favor.
Contra.
Não tenho opinião formada sobre o assunto.