TECNOLOGIA /

Quarta-feira, 07 de Fevereiro de 2018, 07h:00

A | A | A

Veículo pode revolucionar a forma de se locomover pela cidade

O C-1 é um híbrido de motocicleta a carro de passeio que poderia garantir cidades mais limpas


Imagem de Capa
SHOWMETECH

A necessidade de criar maneiras mais eficientes de se locomover também inspira inventores a encontrar novas soluções para a questão. Uma startup de São Francisco desenvolveu um carro que pode ser um divisor de águas para a indústria automobilística. O C-1 é um híbrido de motocicleta a carro de passeio que poderia garantir cidades mais limpas e silenciosas se fosse adotado em larga escala. O anúncio foi feito em 2012, porém, o veículo ainda não foi lançado, mas encontra-se disponível à venda no site da empresa.

Concebido pela Lit Motors Inc. – uma empresa californiana que desenha carros inovadores e com perfil verde – a principal vantagem do C-1 está no fato de proporcionar a segurança de um carro com a agilidade da motocicleta e — ainda mais importante — a um baixo custo de manutenção. Por se tratar de um veículo elétrico os custos de deslocamento são irrisórios.

Com capacidade para transportar até 2 pessoas, o C-1 foi projetado para não cair (até mesmo quando abalroado ou parado). Isso é possível graças a um sistema de giroscópios eletronicamente controlados, que comandam a direção e motores nas rodas com potência de 40W. O veículo pode atingir impressionantes 190 km por hora, oferecendo uma autonomia que varia entre 240 km a 350 km.

Suas baterias necessitam de 6 horas para recarregar, o que não parece ser um inconveniente para o uso diário. O C-1 também tem compatibilidade com diversas tecnologias de informação wireless, úteis ao condutor, como dados sobre o tráfego e condições climáticas. Outro detalhe importante está no fato do veículo também dar ré, o que melhora significativa o conforto na hora de dirigir o veículo em áreas de manobra, como estacionamentos.

O CEO fundador da Lit Motors, Daniel Kim, não anunciou a data oficial do início da comercialização do C-1, mas a empresa já está aceitando pedidos antecipados. Segundo a última estimativa pública de preços, o veículo custaria cerca de 24 mil dólares (quase 100 mil reais). Com um preço meio salgado, o C-1 não será popularizado tão cedo, seu visual estiloso e hi-tech é uma bela inspiração para um futuro mais móvel.

DA REDAÇÃO/ TJMT

 

 

0 Comentário(s)
Nenhum comentário ainda, seja o primeiro!
Edição impressa
imagem
os maiores eventos e coberturas
O que você acha que deve ser feito com os carrinhos de lanche em PVA?
Devem ser retirados das avenidas!
Devem permanecer onde estão!
Devem ficar todos na Praça de Eventos!
Devem ser realocados para as praças da cidade!