POSSÍVEIS INVESTIDORES /

Terça-feira, 13 de Março de 2018, 17h:15

A | A | A

Tailandeses chegam a Primavera e se surpreendem com a recepção dos primaverenses

A intenção é conhecer melhor a produção de soja do Estado de Mato Grosso, para possíveis investimentos


Carregando fotos
Ítalo Berto

Os quatro tailandeses representantes da Charoen Pokphand Group (C.P.Group) foram recepcionados em Primavera do Leste pelo prefeito Leonardo Bortolin, secretários municipais, servidores públicos em membros da sociedade em geral, na manhã desta terça-feira (13), em uma tenda montada em frente à empresa Cargill, às margens da BR-070. Os asiáticos demonstraram surpresa e satisfação com a forma como foram recepcionados em Primavera do Leste.

A intenção dos tailandeses é conhecer melhor a produção de soja do Estado de Mato Grosso, para possíveis investimentos. O interesse pelo Centro-Oeste veio depois que, em novembro de 2017, o governador Pedro Taques reuniu uma comitiva para o Fórum de Investimento de Mato Grosso, na China.

Primavera do Leste, embora não tenha participado do Fórum, conseguiu se evidenciar dentre os 141 municípios do Estado, pelas potencialidades do agronegócio, o que influenciou a vinda dos tailandeses ao município.

Os visitantes foram recebidos com estouros de fogos de artifícios e faixa de boas-vindas, o que os surpreenderam de certa forma, de acordo com a expressão de cada um e a tradução do diretor de prospecção e projetos da Agência de Fomento do Estado - Desenvolve Mato Grosso – João Alexandre Gebara Junior.

O prefeito Léo Bortolin explicou que a cerimônia para os recepcionar foi pensada de forma estratégica, “já que eles levam em consideração o clamor da comunidade”. Para mostrar as potencialidades de Primavera do Leste, após a chegada deles em frente à Cargill, os asiáticos foram conduzidos a uma apresentação de vídeo, em língua inglesa, sobre a produção de grãos em Primavera do Leste, um sobrevoo pela cidade e para conhecerem algumas propriedades rurais do município, além de almoço e reunião no Sindicato Rural.

“Vamos recebê-los bem e esperar a reciprocidade. Primavera tem uma potencialidade excepcional e a visita deles é muito importante, porque não adianta nós trazermos para Primavera mais importadora de grãos, que não gera emprego. Temos que trazer indústrias para cá, alguma coisa que gera emprego para a população, para termos uma melhor qualidade de vida”, analisa o presidente do Sindicato Rural, José Nardes.

Bortolin complementa ao dizer que “nós precisamos prospectar Primavera para sair do cenário do produto primário apenas, e pensar na agroindustialização. Já era uma meta nossa e mesmo Primavera tendo ficado fora da expedição china, que aconteceu no mês passado, nós estamos correndo atrás e principalmente quando algum grupo do oriente médio busca o Centro Oeste, a gente vai aportar Primavera nessas condições”.

O prefeito acredita que Primavera, de todos os 141 municípios, é o principal do Estado, não somente pelo incremento da produtividade agrícola, mas também pela questão logística e mão de obra disponível tecnicamente, o que para ele faz com que a cidade seja um grande diferencial.

Bortolin ainda revelou que esta empresa, que já tem mais de 40 filiadas e é uma das maiores importadoras do Brasil, visa um investimento de US$ 50 milhões para a industrialização de produtos feitos da soja, em Mato Grosso.

O diretor de prospecções João Gebara acrescenta que a Tailândia é um elo de exportação de grãos para toda a Ásia. “Eles entendem que Mato Grosso é um grande polo produtor de grãos e o maior parceiro comercial da China, e por isso querem entrar de forma agressiva nesse mercado. Eles decidiram vir hoje para Primavera do Leste para ver em loco a produção de grãos, o potencial da cidade e muito mais do que isso, a qualidade de vida que o município pode oferecer para os investidores tailandeses aqui”, explicou o diretor.

Além de Primavera do Leste os tailandeses analisam possibilidade de investimento em Sorriso, Nova Mutum, Alto Taquari e Chapada dos Guimarães.

 

 

0 Comentário(s)
Nenhum comentário ainda, seja o primeiro!

MAIS Primavera Do Leste

Atletas da escola Geração de Craques participam de competição em Mirassol d’Oeste

A competição esportiva reuniu mais de 400 atletas de diversas cidades de Mato Grosso.

STTRPL cria Comissão que irá promover a eleição da nova diretoria do sindicato

A eleição será realizada dia 6 de outubro e as chapas podem ser inscritas até o dia 30 de setembro.

MAIS LIDAS NO CLIQUE F5

MAIS LIDAS MATO GROSSO


Abaixo reportagens especiais e exclusivas para os assinantes do Jornal O Diário

CLUBE DO ASSINANTE

EMPRESAS PARTICIPANTES

Nome ou atividade:

Bairro ou logradouro:

Produto:

Buscar em:

Edição impressa
imagem
os maiores eventos e coberturas
Você é a favor ou contra a revitalização das Avenidas de Primavera?
A favor.
Contra.
Não tenho opinião formada sobre o assunto.