FOI NOTÍCIA /

Sábado, 23 de Junho de 2012, 05h:00

A | A | A

Rampas de acesso em Primavera continuam inadequadas

No início do ano o Jornal O Diário debateu a acessibilidade de portadores de necessidades especiais


Redação: Jaqueline Hatamoto
Passados 6 meses da reportagem nada mudou
No dia 22 de janeiro de 2012 a edição do Jornal O Diário e o Cliquef5 debateu a acessibilidade de portadores de necessidades especiais, e assunto despertou interesse de toda população, tanto que a matéria rendeu ao Cliquef5 mais de dois mil acessos.
RELEMBRE A REPORTAGEM
Na época entrevistamos o presidente da Associação de Pessoas com deficiência de Primavera do Leste, Anderson Boese que disse que as rampas foram construídas de forma errada e que não obedeceram nenhum critério da Associação Brasileira de Normas Técnicas - ABNT. Boese ainda ressaltou que as rampas até impediam na locomoção pois como foram construídas de forma errada impedia a autonomia das pessoas com necessidades especiais, “se torna quase impossível se locomover sozinho”; disse. Entramos em contato com o secretário de planejamento Carlos Mamos, que em nota disse entender que portadores de necessidades especiais necessitam de condições adequadas para exercerem o direito de ir e vir. O secretário disse que a Prefeitura de Primavera do Leste executou diversas rampas de acesso, principalmente na área central da cidade, e que a administração está focada na melhoria das condições de acessibilidade, ampliando os acessos e buscando adequar aqueles locais onde existam problemas. O secretário ainda destacou que hoje Primavera do Leste conta com quase 100% da malha viária asfaltada, sendo esta uma expressiva condição de acessibilidade a todos os cidadãos, inclusive aos portadores de necessidades especiais. O secretário Carlos Mamos ainda ressalta, que os passeios públicos (calçadas) são de responsabilidade dos proprietários dos imóveis, assim sendo cabe a estes a execução e conservação destes passeios, e ao Poder Público a fiscalização destes serviços.
AS RAMPAS
Passados 6 meses da reportagem saímos as ruas de Primavera do Leste e percebemos que nada mudou em relação as rampas de acesso que continuam inadequadas de acordo com normas da ABNT. Entramos em contato com o coordenador de fiscalização Cilineu Morais que ressaltou que o órgão responsável pela construção das rampas é a secretária de obras; “o setor de obras é que determina o local e também executa a obra de construção das rampas, cabe ao setor de fiscalização apenas a vistoria dos passeios públicos”; disse Morais. O coordenador ainda destacou que em breve toda a cidade será fiscalizada em relação a conservação das calçadas.

0 Comentário(s)
Nenhum comentário ainda, seja o primeiro!

MAIS Primavera Do Leste

População deve ficar atenta para nova doença contagiosa em Mato Grosso

A síndrome acarreta lesões nas mãos, pés e boca, inclusive garganta e faringe.

Homem percorre o Brasil de bicicleta

Em dois anos, Clavi Francisco diz que já rodou 34 mil quilômetros

MAIS LIDAS NO CLIQUE F5

MAIS LIDAS MATO GROSSO


Abaixo reportagens especiais e exclusivas para os assinantes do Jornal O Diário

VANTAGEM

Conheça as vantagens oferecidas no CLUBE DO ASSINANTE DO O DIÁRIO

descontos em medicamentos, mensalidade de academias, compra de óculos, corrida de moto táxi, compra de gás de cozinha e até mesmo na conta do barzinho do final de semana. Esses são alguns dos benefícios oferecidos.

Nome ou atividade:

Bairro ou logradouro:

Produto:

Buscar em:

Edição impressa
imagem
os maiores eventos e coberturas
Você é a favor ou contra a revitalização das Avenidas de Primavera?
A favor.
Contra.
Não tenho opinião formada sobre o assunto.