SAÚDE /

Segunda-feira, 12 de Junho de 2017, 07h:00

A | A | A

Pva terá representante na 2ª Conferência Nacional da Saúde das Mulheres

O destaque do município e a escolha das representantes deu-se devido ao desempenho e atuação dos agentes de saúde e comunidade


Imagem de Capa
Da Redação

Na última quarta-feira (08), a representante do Município de Primavera do Leste, senhora Giovana Paula Oliveira, foi eleita delegada para representar o Estado de Mato Grosso na 2ª Conferência Nacional da Saúde das Mulheres, que acontecerá no segundo semestre de 2017. Com o tema central “Saúde das mulheres: Desafios para a integralidade com equidade”, a conferência terá como objetivo propor diretrizes para a Política Nacional de Atenção Integral à Saúde das Mulheres.

O destaque do município e  a escolha das  representantes deu-se devido ao desempenho e atuação dos  agentes  de saúde e comunidade, na elaboração de diretrizes para o SUS na  7ª Conferência Municipal de Saúde, que este ano também aconteceu  paralelamente a 1ª Conferência Municipal de Saúde das Mulheres, que aconteceu em 5 de maio, e  contou com mais de 380 participantes.

"Nossos delegados eleitos na 1° Conferencia da Saúde das Mulheres, seguiram a Cuiabá nos dias 06 a 09 de junho, para defender as propostas elaboradas pela população de nosso Município, na última Conferência Municipal de Saúde", explicou a presidente do Conselho municipal de saúde Maviane Damitiz.

"O processo de construção da I Conferência Municipal de Saúde das Mulheres se deu através da realização de inúmeras reuniões de sensibilização com as equipes das unidades básicas de saúde, e logo após juntamente com equipe e com a população, realizamos reuniões dentro das unidades de ESFs da cidade, buscando sensibilizar a participação dos usuários SUS, da mesma forma alcançando as mais distintas classes sociais", explica a presidente.

 

A Conferência levantou os problemas vivenciados pela população quanto ao acesso e o serviço de saúde local, ou seja, fazendo um diagnóstico atual da saúde do município, e mobilizou a comunidade sobre à importância da participação de todos na formulação de políticas publicas na saúde. "A população participou ativamente trazendo seus anseios e necessidades com relação à Saúde das Mulheres como um todo, cada participante mostrou que verdadeiramente o poder emana do povo, que participa", finalizou Maviane Damitiz presidente do Conselho Municipal de Saúde.

0 Comentário(s)
Nenhum comentário ainda, seja o primeiro!
Edição impressa
imagem
os maiores eventos e coberturas
O que você acha que deve ser feito com os carrinhos de lanche em PVA?
Devem ser retirados das avenidas!
Devem permanecer onde estão!
Devem ficar todos na Praça de Eventos!
Devem ser realocados para as praças da cidade!