AOS EMPRESÁRIOS /

Terça-feira, 10 de Julho de 2018, 07h:00

A | A | A

Presidente da Aciple participa de reunião com secretário estadual de Fazenda e discute nova lei tributária

A entidades irão indicar técnicos (advogado e contador) para analisar o texto das leis.


Imagem de Capa
Assessoria de Imprensa

O presidente da Associação Comercial e Empresarial de Primavera do Leste (Aciple), Ubiratan Ferreira da Silva, acompanhado por presidentes de demais entidades do comércio e serviço mato-grossense, esteve em Cuiabá na semana passada, reunido com o secretário de Fazenda, Rogério Gallo. A finalidade do encontro foi conhecer o teor da nova lei que altera o modelo de arrecadação do ICMS.
Além disso, ficou acertado que as entidades indicariam técnicos (advogado e contador), para analisar o texto das leis. Segundo o presidente, também foi solicitado pelo secretário de Fazenda, o engajamento do setor a partir do momento em que o projeto for encaminhado à Assembleia Legislativa, para votação e consequente aprovação pelos deputados.
“Não é um texto polêmico, mas retira as polêmicas anteriores. É uma lei positiva, que faz correções e simplifica a vida do contribuinte e do Fisco. Ouvir os empresários é importante para absorvemos o conhecimento da vida prática e que certamente pode simplificar ainda mais esse processo”, explicou o secretário.  
Uma das propostas apresentadas pelo secretário é que o Documento de Arrecadação (DAR) seja preenchido pelo próprio contribuinte e não mais pela Secretaria de Estado de Fazenda (Sefaz). Dessa forma, o contribuinte vai pagar o que reconhecer e informar ao órgão arrecadador as razões do não recolhimento referente às notas que não reconhecer, ao invés de impugnar o DAR. 
Outra proposta foi a redução da alíquota do Simples Nacional para aquisições de empresas de fora do estado, a qual será estudada por representantes dos setores para avaliar a viabilidade. Para o presidente da ACIPLE a iniciativa com relação a simplificar a legislação tributária, assim como ouvir os empresários antes de levar o novo texto da lei para aprovação, é significativo. 
"É importante que os empresários, os principais atingidos pelas alterações, sejam ouvidos, bem como é relevante que possamos analisar o que está sendo discutido. Conhecer de forma conjunta os principais pontos a serem modificados, além de entender melhor, a propor alterações que sejam necessárias", avalia Ubiratan Ferreira.
Segundo o presidente, a nova lei tributária é uma reivindicação antiga da classe empresarial, principalmente no que diz respeito a trazer melhorias para o setor e que beneficiem de forma igualitária a todos. 
Além do presidente da Aciple, participaram da reunião os presidentes da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo de Mato Grosso (Fecomércio-MT), Wenceslau de Souza Júnior; da CDL Cuiabá, Nelson Soares Junior; ; o vice-presidente da Federação das CDL’s do Estado MT, Paulo Gasparoto; e o deputado Carlos Avalone, que se posicionaram favoráveis à  nova forma de cobrança.

0 Comentário(s)
Nenhum comentário ainda, seja o primeiro!

MAIS Primavera Do Leste

Igreja Presbiteriana de Primavera realiza série de estudos políticos

O intuito é formar consciência cidadã na população primaverense

Escolas Primaverenses são destaques nos Jogos Escolares da Juventude

Atletas se destacaram em seis modalidades

MAIS LIDAS NO CLIQUE F5

MAIS LIDAS MATO GROSSO


Abaixo reportagens especiais e exclusivas para os assinantes do Jornal O Diário

CLUBE DO ASSINANTE

EMPRESAS PARTICIPANTES

Nome ou atividade:

Bairro ou logradouro:

Produto:

Buscar em:

Edição impressa
imagem
os maiores eventos e coberturas
Você é a favor ou contra a revitalização das Avenidas de Primavera?
A favor.
Contra.
Não tenho opinião formada sobre o assunto.