PIRACEMA /

Quinta-feira, 01 de Março de 2012, 05h:00

A | A | A

Piracema terminou ontem com mais de R$ 247 mil em multas aplicadas

No período, mais 339 peças de pescado irregular foram apreendidos


Agronotícias
Período de defesa da piracema terminou na quinta-feira

O período de defesa da piracema terminou ontem. Desde o início da mobilização até ontem, 6.273,6 quilos e mais 339 peças de pescado irregular foram apreendidos, além de 3.114 apetrechos utilizados na pesca depredatória. Nos quatro meses que durou o período proibitivo, 13 pessoas foram detidas em flagrante e aplicadas multas no valor de R$ 247,9 mil. O balanço parcial do período de defeso foi divulgado pela Coordenadoria de Fiscalização da Superintendência de Fiscalização da Sema, de quarta-feira (27).
O secretário de Estado do Meio Ambiente, José Lacerda, lembrou que “a Baixada Cuiabana continua sendo uma região de grande pressão de pesca, mas a presença da fiscalização nos rios, a realização de operações no comércio e as denúncias feitas pela população continuam sendo fundamentais no combate à pesca depredatória”, por isso serão intensificadas as campanhas de educação ambiental contra as práticas ilegais.
Quanto a Lei Estadual de Pesca, o secretário explicou que uma proposta de consenso, discutida sob a coordenação da Sema com a participação de representantes da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), Universidade de Mato Grosso (Unemat) e Federação dos Pescadores de Mato Grosso, encontra-se em tramitação na Assembleia Legislativa. Entre as mudanças propostas estão a quantidade semanal permitida ao pescador profissional para captura e transporte de peixes que passa de 150 quilos semanais para 125 quilos.
No caso da pesca de subsistência a cota diária passará para cinco quilos ou um exemplar por pescador (ao invés de três quilos), respeitados os tamanhos mínimos de captura que a Lei estabelece, item que também sofreu mudanças. Em relação à fiscalização, no todo ou em parte, poderá ser delegada por meio de convênios entre a Sema e entidades governamentais. “Também estamos trabalhando para viabilizar a implantação do Conselho Estadual de Pesca Estadual de Pesca (Cepesca), que será responsável pela formulação da política estadual de pesca”, destacou  Lacerda.

0 Comentário(s)
Nenhum comentário ainda, seja o primeiro!

MAIS Primavera Do Leste

Audiência pública voltada às mulheres ocorre hoje (27), na Câmara Municipal

Objetivo é criar uma rede de apoio e discutir políticas públicas

Polícia Militar encontra defensivos agrícolas abandonados

Material foi descartado em uma área localizada próximo ao bairro Primavera III

MAIS LIDAS NO CLIQUE F5

MAIS LIDAS MATO GROSSO


Abaixo reportagens especiais e exclusivas para os assinantes do Jornal O Diário

VANTAGEM

Conheça as vantagens oferecidas no CLUBE DO ASSINANTE DO O DIÁRIO

descontos em medicamentos, mensalidade de academias, compra de óculos, corrida de moto táxi, compra de gás de cozinha e até mesmo na conta do barzinho do final de semana. Esses são alguns dos benefícios oferecidos.

Nome ou atividade:

Bairro ou logradouro:

Produto:

Buscar em:

Edição impressa
imagem
os maiores eventos e coberturas
Você é a favor ou contra a revitalização das Avenidas de Primavera?
A favor.
Contra.
Não tenho opinião formada sobre o assunto.