SAÚDE /

Sexta-feira, 12 de Abril de 2019, 15h:23

A | A | A

O Melhor de Mim – projeto de auriculoterapia vai contribuir com a rotina do autista

A Secretaria de Saúde colocou mais essa ferramenta a serviço da população


Imagem de Capa
Assessoria de Imprensa

Foi com a ideia de duas servidoras comprometidas em levar bem-estar à população e, de maneira especial a um público específico, os autistas, que surgiu o projeto que recebeu apoio incondicional da secretária Laura Kelly e do prefeito Léo Bortolin e, pode ser um divisor de águas nas práticas oferecidas aos autistas. A auriculoterapia pode ser uma ferramenta eficiente para amenizar a ansiedade e o dia a dia das crianças e, conseqüentemente a rotina das famílias.

Roberta Bernadelli e Priscila Akemi Ogasawara, enfermeira e nutricionista, idealizadoras do Projeto O Melhor de Mim, explicam que a auriculoterapia é uma especialidade da Medicina Tradicional Chinesa, um sistema independente que pode, além de aliviar dores, tratar cerca de 200 enfermidades. Segundo manuscritos antigos encontrados na China, o pavilhão auricular – orelha - possui estreita relação com o resto do corpo. No final dos anos 40, o médico francês Paulo Nogier, desenvolveu um sistema de diagnóstico a partir de diversos estudos em que ele mostra as semelhanças dos pontos da auriculoterapia com a anatomia de um feto.

Segundo estudos com teses devidamente comprovadas, a auriculoterapia é uma técnica da acupuntura que utiliza a orelha para efetuar o tratamento de diversas enfermidades. Ela trabalha apenas com pontos situados na orelha, que compreendem um microssistema do organismo humano – ou seja, a representação de todo o corpo está contida no pavilhão auricular,

 um “mapa” que corresponde a todos os órgãos e estruturas do corpo e permite com que se atue no organismo de maneira ampla.

A secretária de Saúde, Laura Kelly, apoiou incondicionalmente a iniciativa das servidoras por entender que a auriculoterapia vai oferecer benefícios para os autistas que merece atenção especial do serviço público de saúde – “queremos oferecer a população outros projetos que possam levar conforto para o cidadão, temos compromisso com a saúde e o bem estar das famílias que precisam de políticas públicas e, estamos orgulhosas das  servidoras que demonstraram um alto grau de comprometimento com o serviço público”.

A representante da AMA no evento, Renata Polato, psicóloga, reconheceu a importância do poder público em se atentar para esse problema, que necessita de várias intervenções e a auriculoterapia será mais um instrumento a serviço das famílias, “não conheço ainda os benefícios desse tratamento para os autistas especificamente, mas pesquisei e, vamos acreditar no sucesso dessa iniciativa”.

As idealizadoras Roberta e Priscila montaram o projeto imaginando um atendimento mais abrangente, embora quisessem algo mais específico, para poder avaliar com mais precisão os resultados desse trabalho. “Tivemos a feliz ideia de trabalhar, aplicar a auriculoterapia nas crianças autistas e, estamos vivendo a expectativa natural, mas confiantes quanto aos resultados”.

O prefeito Léo Bortolin reiterou que ao tomar conhecimento do projeto, “deferi imediatamente por acreditar que iniciativas dessa natureza, com perfil inovador terá sempre o apoio da nossa gestão, precisamos sair do automático, do óbvio e avançar, ousar e, nesse momento só tenho que agradecer toda a equipe envolvida nesse projeto”. 

O projeto prevê atendimento toda segunda-feira, durante três meses, para cada paciente – ou seja, 12 sessões.

0 Comentário(s)
Nenhum comentário ainda, seja o primeiro!

MAIS Primavera Do Leste

Em cinco meses são registrados quase 600 nascimentos em Primavera do Leste

Já os óbitos não chegam a 150 no mesmo período

PRF intensifica fiscalização durante Operação Corpus Christi

Tráfego de veículos pesados está proibido na quinta-feira e domingo das 6h às 12h

MAIS LIDAS NO CLIQUE F5

MAIS LIDAS MATO GROSSO


Abaixo reportagens especiais e exclusivas para os assinantes do Jornal O Diário

VANTAGEM

Conheça as vantagens oferecidas no CLUBE DO ASSINANTE DO O DIÁRIO

descontos em medicamentos, mensalidade de academias, compra de óculos, corrida de moto táxi, compra de gás de cozinha e até mesmo na conta do barzinho do final de semana. Esses são alguns dos benefícios oferecidos.

Nome ou atividade:

Bairro ou logradouro:

Produto:

Buscar em:

Edição impressa
imagem
os maiores eventos e coberturas
Você é a favor ou contra a revitalização das Avenidas de Primavera?
A favor.
Contra.
Não tenho opinião formada sobre o assunto.