SAÚDE /

Sexta-feira, 12 de Abril de 2019, 15h:23

A | A | A

O Melhor de Mim – projeto de auriculoterapia vai contribuir com a rotina do autista

A Secretaria de Saúde colocou mais essa ferramenta a serviço da população


Imagem de Capa
Assessoria de Imprensa

Foi com a ideia de duas servidoras comprometidas em levar bem-estar à população e, de maneira especial a um público específico, os autistas, que surgiu o projeto que recebeu apoio incondicional da secretária Laura Kelly e do prefeito Léo Bortolin e, pode ser um divisor de águas nas práticas oferecidas aos autistas. A auriculoterapia pode ser uma ferramenta eficiente para amenizar a ansiedade e o dia a dia das crianças e, conseqüentemente a rotina das famílias.

Roberta Bernadelli e Priscila Akemi Ogasawara, enfermeira e nutricionista, idealizadoras do Projeto O Melhor de Mim, explicam que a auriculoterapia é uma especialidade da Medicina Tradicional Chinesa, um sistema independente que pode, além de aliviar dores, tratar cerca de 200 enfermidades. Segundo manuscritos antigos encontrados na China, o pavilhão auricular – orelha - possui estreita relação com o resto do corpo. No final dos anos 40, o médico francês Paulo Nogier, desenvolveu um sistema de diagnóstico a partir de diversos estudos em que ele mostra as semelhanças dos pontos da auriculoterapia com a anatomia de um feto.

Segundo estudos com teses devidamente comprovadas, a auriculoterapia é uma técnica da acupuntura que utiliza a orelha para efetuar o tratamento de diversas enfermidades. Ela trabalha apenas com pontos situados na orelha, que compreendem um microssistema do organismo humano – ou seja, a representação de todo o corpo está contida no pavilhão auricular,

 um “mapa” que corresponde a todos os órgãos e estruturas do corpo e permite com que se atue no organismo de maneira ampla.

A secretária de Saúde, Laura Kelly, apoiou incondicionalmente a iniciativa das servidoras por entender que a auriculoterapia vai oferecer benefícios para os autistas que merece atenção especial do serviço público de saúde – “queremos oferecer a população outros projetos que possam levar conforto para o cidadão, temos compromisso com a saúde e o bem estar das famílias que precisam de políticas públicas e, estamos orgulhosas das  servidoras que demonstraram um alto grau de comprometimento com o serviço público”.

A representante da AMA no evento, Renata Polato, psicóloga, reconheceu a importância do poder público em se atentar para esse problema, que necessita de várias intervenções e a auriculoterapia será mais um instrumento a serviço das famílias, “não conheço ainda os benefícios desse tratamento para os autistas especificamente, mas pesquisei e, vamos acreditar no sucesso dessa iniciativa”.

As idealizadoras Roberta e Priscila montaram o projeto imaginando um atendimento mais abrangente, embora quisessem algo mais específico, para poder avaliar com mais precisão os resultados desse trabalho. “Tivemos a feliz ideia de trabalhar, aplicar a auriculoterapia nas crianças autistas e, estamos vivendo a expectativa natural, mas confiantes quanto aos resultados”.

O prefeito Léo Bortolin reiterou que ao tomar conhecimento do projeto, “deferi imediatamente por acreditar que iniciativas dessa natureza, com perfil inovador terá sempre o apoio da nossa gestão, precisamos sair do automático, do óbvio e avançar, ousar e, nesse momento só tenho que agradecer toda a equipe envolvida nesse projeto”. 

O projeto prevê atendimento toda segunda-feira, durante três meses, para cada paciente – ou seja, 12 sessões.

0 Comentário(s)
Nenhum comentário ainda, seja o primeiro!

MAIS Primavera Do Leste

TJ suspende recuperação judicial do Grupo Itaquerê

Desembargadora acatou um recurso interposto pela empresa UPL do Brasil

PL deve regulamentar atividade de motoboys em Primavera do Leste

Profissional deverá ser maior de 21 anos e ser habilitado há dois anos, no mínimo

MAIS LIDAS NO CLIQUE F5

MAIS LIDAS MATO GROSSO


Abaixo reportagens especiais e exclusivas para os assinantes do Jornal O Diário

VANTAGEM

Conheça as vantagens oferecidas no CLUBE DO ASSINANTE DO O DIÁRIO

descontos em medicamentos, mensalidade de academias, compra de óculos, corrida de moto táxi, compra de gás de cozinha e até mesmo na conta do barzinho do final de semana. Esses são alguns dos benefícios oferecidos.

Nome ou atividade:

Bairro ou logradouro:

Produto:

Buscar em:

Edição impressa
imagem
os maiores eventos e coberturas
Você é a favor ou contra a revitalização das Avenidas de Primavera?
A favor.
Contra.
Não tenho opinião formada sobre o assunto.