Terça-feira, 14 de Novembro de 2017, 17h:48

A | A | A

Município busca regularizar espaço para descarte de pneus

Com as liberações da Sema, o espaço ficará apto para que a empresa realize a retirada do material.


Imagem de Capa
Ítalo Berto

Aproximadamente 42 toneladas de pneus impróprios para a utilização são descartadas mensalmente em Primavera do Leste. Embora a cidade siga a regulamentação da logística reversa e faz o descarte do material como manda a lei, neste mês o município requereu a Secretaria de Estado de meio Ambiente (Sema) a licença prévia, licença de instalação e licença de operação para atividade da Central de Recepção de Pneus Inservíveis, e aguarda o posicionamento da pasta.

Conforme a Secretaria Municipal de Desenvolvimento da Indústria, Comércio, Agricultura e Meio Ambiente, o requerimento tem a intensão de efetuar a regulamentação ambiental do novo espaço destinado ao armazenamento temporário de pneus.

Desde 2008 a prefeitura tem um convênio com a empresa Reciclamp, que é responsável por fazer o recolhimento dos pneus conforme as especificações prevista na lei. Com as liberações da Sema, o espaço ficará apto para que a empresa realize a retirada do material.

Todo o descarte de pneus é feito, atualmente, no aterro, localizado a 800 metros da Rodovia Ricardo Daltrozo, a cerca de 15 quilômetros da cidade. Tudo isso, por enquanto, sem as devidas autorizações legais. O requerimento à Sema visa regularizar as licenças pertinentes para a utilização do local, segundo o pronunciamento da Secretaria Municipal.

A Secretaria afirma que as borracharias, empresas comerciantes e profissionais do setor têm o conhecimento de que os pneus inservíveis devem ser dispensados no aterro, preferencialmente semanalmente. A entrega é monitorada e controlada pela Secretaria de Desenvolvimento assim quando o material chega no aterro. E por isso, ainda de acordo com a Secretaria, o descarte incorreto de pneus não é uma realidade comum no município.

O aterro sanitário também está aberto para a população em geral. Quem tem pneus a serem descartados, a forma correta é deixa-los no aterro de segunda a sexta-feira, em horário comercial.

Conforme as orientações da Secretaria de Desenvolvimento, deixar pneus em locais desapropriados, além poluição visual, proporciona o acúmulo de água, principal meio de reprodução do mosquito da dengue, ratos e demais insetos e animais peçonhentos.

No caso de acúmulo de pneus armazenados indevidamente a céu aberto, a população pode formalizar denúncia na Ouvidoria Municipal pelos telefones: 0800 647 5088 ou 3498-3333 Ramal 294.

 

 

0 Comentário(s)
Nenhum comentário ainda, seja o primeiro!

MAIS Primavera Do Leste

Governo do Estado realiza repasse de mais de R$ 8 milhões para Primavera

Valores são referentes a ICMS, IPVA, Fethab, FPM e IPI

Finais do Campeonato Amador de Futebol serão neste sábado

Três jogos movimentarão o Estádio “O Cerradão”

MAIS LIDAS NO CLIQUE F5

MAIS LIDAS MATO GROSSO


Abaixo reportagens especiais e exclusivas para os assinantes do Jornal O Diário

CLUBE DO ASSINANTE

EMPRESAS PARTICIPANTES

Nome ou atividade:

Bairro ou logradouro:

Produto:

Buscar em:

Edição impressa
imagem
os maiores eventos e coberturas
14.12.2018 - 10h22
14.12.2018 - 10h04
14.12.2018 - 10h03
14.12.2018 - 09h58
Você é a favor ou contra a revitalização das Avenidas de Primavera?
A favor.
Contra.
Não tenho opinião formada sobre o assunto.