ATRAÇÃO /

Quinta-feira, 01 de Março de 2012, 05h:00

A | A | A

Como eliminar o caramujo africano

Uma dica para atrair caramujo é colocar um pouco de cerveja sobre sacos plásticos


Redação: Jaqueline Hatamoto

Depois de capturados, caramujos devem ser colocados em recipiente com água e sal e queimados
Na edição número 4038 do jornal O Diário que circulou na quarta-feira (22), a matéria intitulada “Primavera na luta contra caramujos africanos”, chamou atenção da leitora Eusenir Ribeiro, que fez a seguinte pergunta: Como eliminá-los? Tem algum tipo de veneno?
A equipe do Jornal O Diário buscou informações sobre o assunto e em contato com a Vigilância Ambiental, e segundo a coordenadora do órgão Bárbara Pelissari, a orientação é que o morador recolha os caramujos manualmente, sempre com luvas descartáveis ou sacos plásticos.
Para matá-los, deve-se utilizar a técnica de catação e colocá-los em uma solução de água e sal de um dia para o outro.
Ainda há a opção de queimá-los, mas essa é uma técnica perigosa, portanto deve ser feita com todo o cuidado, catando os caramujos e colocando-os em latas ou tonéis para queimar. Nas duas técnicas, é preciso quebrar as conchas e enterrá-las, após matar os caramujos, pois as conchas podem servir  como criadouros naturais para o mosquito transmissor da dengue. Uma isca para “atrair” o caramujo é a cerveja. Os caramujos são atraídos por ela. Então, se pode colocar um restinho de cerveja no quintal em cima de sacos de lixos.

SOLUÇÃO DE SALMOURA:
Para cada litro de água, colocar 10 colheres de sal. Os caramujos coletados manualmente devem ser jogados na solução, ficando ali até o dia seguinte. Após, é só retirar e destruir as conchas.

0 Comentário(s)
Nenhum comentário ainda, seja o primeiro!
Edição impressa
imagem
os maiores eventos e coberturas
Você é a favor ou contra a revitalização das Avenidas de Primavera?
A favor.
Contra.
Não tenho opinião formada sobre o assunto.