SEGURANÇA /

Quarta-feira, 05 de Dezembro de 2018, 16h:53

A | A | A

Celulares piratas serão bloqueados a partir de sábado (8)

De janeiro a junho deste ano foram registrados 4.869 roubos e 5.607 furtos de celulares em Primavera do Leste.


Imagem de Capa
Da Redação

A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) bloqueará celulares irregulares, aparelhos adulterados, roubados, extraviados e não certificados pelo órgão, em Mato Grosso, a partir deste sábado (08).

A nova medida da Anatel atinge os usuários de celulares de estados das regiões Centro-Oeste, Sul, Norte e Sudeste. No Acre, Espírito Santo, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Rio de Janeiro, Rondônia, Tocantins, Santa Catarina, Paraná e Rio Grande do Sul, quem estiver utilizando aparelhos irregulares, vai começar a receber mensagens alertando sobre o problema.

Segundo a agência, os celulares vendidos no Brasil trazem um selo da Anatel, pois todo aparelho comercializado no país precisa ser certificado ou ter a certificação aceita pelo órgão.

Os aparelhos celulares certificados passam por uma série de testes de segurança antes de chegarem às mãos do consumidor para que o produto seja o mais confiável possível e não cause problemas à saúde, nem afete as redes de telecomunicações.

Nesse contexto, surgiu o projeto Celular Legal, que tem por objetivo fortalecer o combate a celulares adulterados, roubados e extraviados e inibir o uso de aparelhos não certificados pela Anatel. De acordo com a Secretaria de Estado de Segurança (Sesp), de janeiro a junho deste ano foram registrados 4.869 roubos e 5.607 furtos de celulares em Primavera do Leste.

 

CELULAR LEGAL EMITIRÁ AVISOS

Aqueles que estiverem com os aparelhos irregulares receberão a seguinte mensagem, enviada pelo número 2828: “Operadora avisa: Pela Lei 9.472 este celular está irregular e não funcionará nas redes celulares em 75 dias. Acesse www.anatel.gov.br/celularlegal”.

A última mensagem, na véspera do bloqueio, apresentará o seguinte conteúdo: “Operadora avisa: Este celular IMEI 123456789012345 é irregular e deixará de funcionar nas redes celulares. Acesse ww.anatel.gov.br/celularlegal ou Ligue *XXXX”.

0 Comentário(s)
Nenhum comentário ainda, seja o primeiro!

MAIS Primavera Do Leste

APEC Primavera do Leste é campeã da Taça Mato Grosso de Futsal

A equipe campeã foi do Sub 20 feminino

Dia C da Primacredi em Primavera contempla o projeto Dom Bosco

A iniciativa estimula o voluntariado

MAIS LIDAS NO CLIQUE F5

MAIS LIDAS MATO GROSSO


Abaixo reportagens especiais e exclusivas para os assinantes do Jornal O Diário

CLUBE DO ASSINANTE

EMPRESAS PARTICIPANTES

Nome ou atividade:

Bairro ou logradouro:

Produto:

Buscar em:

Edição impressa
imagem
os maiores eventos e coberturas
Você é a favor ou contra a revitalização das Avenidas de Primavera?
A favor.
Contra.
Não tenho opinião formada sobre o assunto.