ENSINO /

Sexta-feira, 22 de Junho de 2012, 05h:00

A | A | A

Cefapro de Primavera realiza encontro no Parque do Xingu

O encontro conta com a presença das escolas indígenas e de 66 professores de dez etnias


Redação: Janine de Oliveira

Professores indígenas participam de curso. Aulas ministradas por professoras do Cefapro de Primavera
O cefapro - Centro de Formação e Atualização de Professores de Primavera do Leste está representando a Seduc - Secretaria Estadual de Educação no 1º Encontro de Formação Continuada dos Professores Xinguanos, através das palestras educacionais voltadas para a Educação Indígena, no Parque Nacional do Xingu, na Escola Estadual Indígena Central Leonardo Vilas Boas.

O encontro conta com a presença das escolas indígenas: Central Karibe, Pyulaga, Mavutisinin, com a presença de 66 professores de dez etnias: Waura, Matipu, Awaeti, Tanguro, Kamayura, Mehinaco, Yawalapiti Kuikuro, Kalapalo, Nafukua, e de dezesseis aldeias do Alto Xingu.

A abertura do evento contou com a presença de várias lideranças políticas, representantes indígenas, os caciques Aritana Yawalapiti, Nafukuá Tirife, o coordenador da escola, Kokoti Aweti e pelo prefeito Nilson Francisco Aléssio, secretário de Educação de Gaúcha do Norte Fernando Moreno Fernandes. O evento conta com a parceria da Seduc através do Cefapro de Primavera do Leste.

A Formação Continuada visa o fortalecimento e a implantação das políticas públicas voltadas para a Educação Escolar Indígena. Durante a formação será discutido e trabalhado as temáticas: Educação Escolar Indígena, Ciclo de Formação Humana, Linguagens, Ciências Humanas, Ciências da Natureza e da Matemática, EJA, Avaliação da Aprendizagem e Relatórios Descritivos, e por fim Projeto Político Pedagógico para as Escolas Indígenas a luz da Referência Curricular Nacional para as Escolas Indígenas do RCNEI das Orientações Curriculares da Educação Básica de Mato Grosso. Os temas estão sendo trabalhadas pelas professoras formadoras do Cefapro de Primavera: Rosa Maria Mayate, Zoraide Barboza Urcino, Josefina Luciano, Serlene Ana De Carli e o professor colaborador indígena Arapawa Wurá.

0 Comentário(s)
Nenhum comentário ainda, seja o primeiro!

MAIS Primavera Do Leste

Por questões de segurança, Fórum de Primavera do Leste passa por mudanças em atendimento

A partir de agora, servidores e juízes terão acesso exclusivo ao prédio. Visitantes e advogados devem acessar local por outra entrada.

Menores de 16 anos só podem viajar desacompanhados com autorização judicial

Antes, eram permitidas viagens de menores desacompanhados a partir dos 12 anos

MAIS LIDAS NO CLIQUE F5

MAIS LIDAS MATO GROSSO


Abaixo reportagens especiais e exclusivas para os assinantes do Jornal O Diário

VANTAGEM

Conheça as vantagens oferecidas no CLUBE DO ASSINANTE DO O DIÁRIO

descontos em medicamentos, mensalidade de academias, compra de óculos, corrida de moto táxi, compra de gás de cozinha e até mesmo na conta do barzinho do final de semana. Esses são alguns dos benefícios oferecidos.

Nome ou atividade:

Bairro ou logradouro:

Produto:

Buscar em:

Edição impressa
imagem
os maiores eventos e coberturas
Você é a favor ou contra a revitalização das Avenidas de Primavera?
A favor.
Contra.
Não tenho opinião formada sobre o assunto.