DISCUSSÃO /

Quarta-feira, 16 de Maio de 2018, 07h:00

A | A | A

Assistentes sociais comemoram o seu dia com debate sobre os desafios da profissão

A base do debate foi à profissionalização do trabalho e o convencimento do cidadão


Imagem de Capa
Assessoria de Imprensa

Em comemoração ao dia do Assistente Social, as secretarias municipais de Assistência Social e de Saúde promoveram um debate, nas dependências do espaço Conviver, na manhã dessa terça-feira, 15, sobre o papel e desafios da assistência social desde a regulamentação da profissão no Brasil, em 1947.  A base do debate foi à profissionalização do trabalho e o convencimento do cidadão de que é obrigação do governo editar políticas públicas para atender as suas necessidades e não uma obra de caridade, como era no passado, em que madames bem intencionadas atendiam aos pobres.

Para a assistente social do CRAS Jonas Pinheiro, Joelma Santana Sousa Caldas, "uma grande conquista da Assistência Social foi a criação da Política Nacional de Assistência (PNAS – 2004), que veio dar materialidade ao que era preconizado e garantido na Lei Orgânica da Assistência Social – LOAS, onde coloca que a Assistência Social é dever do Estado e direito do cidadão que dela necessita”. Segundo ela, “os seus programas e serviços, visam prover a família e indivíduos a segurança de acolhida, convívio familiar e comunitário e o fortalecimento desses vínculos, com vistas à superação das situações de vulnerabilidades vivenciadas".

O chefe de gabinete, Anderson Gonçalves, representou o prefeito Léo Bortolin e o vice Sérgio Fava no evento e ressaltou a importância dos profissionais na administração pública. “Devido a audiências agendadas anteriormente, o prefeito não pode estar presente, mas trouxe em seu nome e do Sérgio os cumprimentos pelo trabalho, dedicação e compromisso em fazer sempre o melhor nos atendimentos, resolvendo problemas com profissionalismo e ética”.

A assistente social Laura Leandra foi homenageada pelo trabalho realizado à frente da Secretaria de Saúde durante os meses em que atuou como gestora da Pasta. “Agradeço a todos os funcionários da Saúde que foram importantes para o sucesso da nossa gestão. Tenho consciência de que a minha formação e experiência como assistente social nortearam as decisões mais acertadas como secretária”.

O secretário de Saúde, Advanilson Sampaio, reconhece como imprescindível o papel da assistência social, não só nos casos de vulnerabilidade das crianças e jovens, mas “a quem precisa de acolhimento, de orientação, enfim, a assistência social cuida de gente e isso não tem preço”. Para a coordenadora da secretaria de assistência social Leninha Riva, esse é o momento de reflexão sobre o trabalho desenvolvido pela equipe do município, “as assistentes sociais chegam onde nenhum outro profissional consegue chegar, que é na causa dos problemas das famílias e, a secretária de Assistência Social, Ana Carla Ruaro, parabenizou os profissionais pela data e ofereceu um café da manhã aos presentes.

0 Comentário(s)
Nenhum comentário ainda, seja o primeiro!

MAIS Primavera Do Leste

CDL - Primavera promove palestra voltada para as vendas

A palestrante convidada é Nubiana Oliveira, empresária com mais de 20 anos de experiência na área de vendas

Com apenas 13 anos, primaverense se destaca em campeonato estadual de Kart Cross

Camila Silveira se consagrou vice-campeã e foi a única mulher em todo o estado de Mato Grosso que participou e venceu a competição

MAIS LIDAS NO CLIQUE F5

MAIS LIDAS MATO GROSSO


Abaixo reportagens especiais e exclusivas para os assinantes do Jornal O Diário

CLUBE DO ASSINANTE

EMPRESAS PARTICIPANTES

Nome ou atividade:

Bairro ou logradouro:

Produto:

Buscar em:

Edição impressa
imagem
os maiores eventos e coberturas
Você é a favor ou contra a revitalização das Avenidas de Primavera?
A favor.
Contra.
Não tenho opinião formada sobre o assunto.