CIRURGIAS OFTALMOLÓGICAS /

Terça-feira, 07 de Novembro de 2017, 07h:00

A | A | A

Mais de 200 pacientes de Primavera devem ser atendidos em Rondonópolis, durante a caravana da transformação

As 200 vagas disponibilizadas foram confirmadas, porém há possibilidade do número ser maior


Imagem de Capa
Ítalo Berto

Entre os dias 3 e 17 de dezembro mais uma edição da Caravana da Transformação ocorrerá próximo à Primavera do Leste. Desta vez os atendimentos serão disponibilizados de forma gratuita no estacionamento do Estádio Engenheiro Luthero Lopes, em Rondonópolis. Duzentas vagas para cirurgias de catarata e pterígio estão garantidas para moradores de Primavera do Leste.

Nesta segunda-feira (6) a secretária adjunta da Casa Civil, Paolla Reis, esteve em Primavera do Leste e garantiu as 200 vagas aos pacientes da cidade. Alguns aguardam por cirurgia há anos.

Conforme a secretária municipal de saúde, Laura Leandro, Primavera do Leste possui mais que 200 pessoas na fila de espera para cirurgias oftalmológicas. “Solicitamos que o estado disponibilize pelo menos mais 100 vagas para conseguirmos atender o maior número de pessoas possível”.

De acordo com assessoria de comunicação da Caravana da Transformação, o pedido da secretária será levado em consideração em reunião que ocorrerá no próximo dia 10. A equipe disse que entende a necessidade da demanda de Primavera do Leste e por isso, provavelmente mais 100 vagas além das que já estão confirmadas podem ser disponibilizadas.

Hoje, conforme os dados repassados para a equipe da Caravana da transformação, Primavera do Leste tem aproximadamente 200 pessoas aguardando cirurgias de pterígio e 100 para catarata.

Esses pacientes poderiam ter sido atendidos desde janeiro desde ano. Nesta época ocorreu a caravana na cidade de Jaciara e 200 vagas foram disponibilizadas para Primavera do Leste, 10 dias após a troca do prefeito interino Leonardo Bortolin para o ex-prefeito Getúlio Viana, quando assumiu a máquina pública por meio de uma liminar.

Para que os pacientes fossem levados até a cidade de Jaciara, a prefeitura precisava disponibilizar transporte e alimentação. As vagas foram desperdiçadas e os pacientes seguiram sem o atendimento previsto.

Desta vez a Secretaria de Saúde foi questionada sobre as condições da prefeitura para encaminhar os pacientes até Rondonópolis. A Secretária Laura garante que o município tem condições de levar todos os pacientes e disponibilizar a alimentação a eles. “Temos que pensar que é mais vantajoso para o município arcar com a despesa do transporte e alimentação dos pacientes e aproveitar as cirurgias oferecidas pelo Estado, do que a prefeitura pagar as cirurgias de todas as pessoas que estão aguardando o procedimento”, argumentou Laura. 

Caravana em Rondonópolis

O atendimentos aos moradores de Primavera do Leste está previsto para os dias 7 e 8 de dezembro

A edição da Caravana da Transformação de Rondonópolis é a 11ª realizada pelo governo do Estado de Mato Grosso.

As consultas e exames oftalmológicos serão realizados de 3 a 10 de dezembro. O atendimento aos moradores de Primavera do Leste está previsto para os dias 7 e 8.

As cirurgias agendadas acontecem de 4 a 17 de dezembro. Os atendimentos de Cidadania, em que mais de 60 serviços são oferecidos, serão nos dias 7, 8 e 9 de dezembro.

Além de Rondonópolis e Primavera do Leste outros 18 municípios serão beneficiados com a iniciativa: Alto Araguaia, Alto Garças, Alto Taquari, Araguainha, Campo Verde, Dom Aquino, Guiratinga, Itiquira, Jaciara, Juscimeira, Paranatinga, Pedra Preta, Poxoréu, Santo Antônio do Leste, São José do Povo, São Pedro da Cipa e Tesouro.

 

O QUE É A CARAVANA DA TRANSFORMAÇÃO

O  objetivo da Caravana da transformação é reduzir a quantidade de cidadãos mato-grossenses que aguardam para a realização de cirurgias oftalmológicas, fortalecer a cidadania e fornecer serviços essenciais.

Entre as especialidades oferecidas por meio do Sistema Único de Saúde (SUS) estão: Cirurgia geral, Ginecologia, Dermatologia e Cardiologia. Emissão de documentos e orientações sobre o mercado de trabalho também são realizadas. Todo serviço é oferecido gratuitamente. Cabe à prefeitura de cada município organizar o transporte, alimentação e enfermeiros para acompanhar os pacientes que realizarão procedimentos cirúrgicos.

A principal meta é proporcionar a melhoria da qualidade da saúde mato-grossense. Os serviços que compõem os atendimentos de saúde da Caravana da Transformação integram a rede do Sistema Único de Saúde (SUS). Para levar a assistência às regiões, o programa conta com uma grande estrutura formada por profissionais de saúde e unidade móveis adaptados para realização de procedimentos oftalmológicos, com foco nas cirurgias de catarata, pterígio e yag laser.

 

 

0 Comentário(s)
Nenhum comentário ainda, seja o primeiro!
Edição impressa
imagem
os maiores eventos e coberturas
O que você acha que deve ser feito com os carrinhos de lanche em PVA?
Devem ser retirados das avenidas!
Devem permanecer onde estão!
Devem ficar todos na Praça de Eventos!
Devem ser realocados para as praças da cidade!