ARTIGO /

Segunda-feira, 26 de Fevereiro de 2018, 10h:16

A | A | A

Resiliência

Por mais difícil que possa ser, aliviar os ânimos em determinados momentos pode nos livrar de situações constrangedoras


Imagem de Capa
Jean Carlos -

Passamos por situações diversas diariamente algumas boas e outras não tão boas assim, mas nem sempre paramos para refletir que somos reféns de nossos atos e de nossas palavras, por isso que é sempre bom pensar antes de agir e antes de falar, porque depois não podemos "chorar pelo leite derramado". Mas como bons seres humanos que somos sempre procuramos culpar alguém pelos nossos martírios vividos, isso é algo inevitável é até meio que automático sempre buscamos um culpado de forma que nos isenta de tal responsabilidade.

Confúcio disse "O homem superior atribui a culpa a si próprio; O Homem comum aos outros." em qual desses dois exemplos você se encaixa? Assumir a culpa é uma missão muito árdua, porém nobre, compreender o erro e tomar para si a responsabilidade das consequências talvez seja o maior motivo pelo qual procuramos nos esquivar da culpa, não estamos preparados para viver a condenação que queremos para os outros.

Ser explosivo é uma característica muito preocupante, considerando os destroços deixados após uma explosão, será que estamos preparados para reaver um pós explosão. Como diz a frase de Sean Wilhelm "Antes de jogar palavras ao vento, lembre-se que o vento pode soprar em você",  Possivelmente essa brisa não será agradável, e será mais uma culpa que iremos colocar em alguém.

Por mais difícil que possa ser, aliviar os ânimos em determinados momentos pode nos livrar de situações constrangedoras que poderia tirar nossa paz, contar até 10 funciona, respirar fundo também funciona. Resiliência seria uma boa definição comportamental para nos livrar de ficarmos reféns de nossas palavras, nessas situações veremos que superar obstáculos ou resistir à pressão de situações adversas pode nos causar um grande bem. Tem uma frase de Pitágoras que diz "Antes de fazer alguma coisa, pense, quando achar que já pode fazê-la pense novamente.

Mas não estou dizendo que devemos nos culpar de tudo o que acontece ao nosso redor, mas sim em parar de achar um culpado para tudo, quero finalizar este artigo com o poema de William Shakespeare que diz "Aprende que falar pode aliviar dores emocionais, descobre que se levam anos para se construir confiança e apenas segundos para destruí-la, e que você pode fazer coisas em que um instante das quais se arrependerá pelo resto da vida"

 

Jean Carlos

 

Professor de Ciências da Natureza e Matemática.

1 Comentário(s)
Parabéns Jean pelos artigos gosto muito de ler os faz com que agente aprende a refletir melhor e pensar em nossas de pensarmos e agir.
enviado por: CleusadeQueirozCastelliQueiroz de Queiro em 26/02/2018 às 13:46:50
0
 
0
responder

MAIS Primavera Do Leste

Milagres Diários

Todos os dias usufruímos dos nossos 5 sentidos de forma natural e peculiar,

Você pode curar a sua vida

Assim como você imagina em sua alma assim você é”. Provérbios 23.7

MAIS LIDAS NO CLIQUE F5

MAIS LIDAS MATO GROSSO


Abaixo reportagens especiais e exclusivas para os assinantes do Jornal O Diário

CLUBE DO ASSINANTE

EMPRESAS PARTICIPANTES

Nome ou atividade:

Bairro ou logradouro:

Produto:

Buscar em:

Edição impressa
imagem
os maiores eventos e coberturas
Você é a favor ou contra a revitalização das Avenidas de Primavera?
A favor.
Contra.
Não tenho opinião formada sobre o assunto.